PCT Guamá leva inovação à Feira do Empreendedor

adminNotícias0 Comments

Criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios e incentivar a ampliação e diversificação de empreendimentos sustentáveis na região. Este é o objetivo da 8ª Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae no Pará até o próximo sábado, 19, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. São 3.500 m² de área de exposição, distribuídos em espaços de atendimento, oportunidades e modelos de negócios. Em parceria com o Sebrae, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), levou à feira laboratórios, startups e empresas instaladas para que o público pudesse conferir de perto o que é desenvolvido no parque tecnológico.

As iniciativas ligadas ao PCT Guamá podem ser encontradas em três pontos distintos da Feira: no espaço de coworking, que concentra startups que atuam em ramos variados, como engenharia civil, saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); no estande de Inovação e Tecnologia, espaço organizado pelo Sebrae que reúne Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) ligadas à Rede NAMOR e à UFRA; e no estande do Governo do Estado.

“Esta é uma ótima oportunidade para desmitificar o papel de um parque de ciência e tecnologia e nos aproximarmos dos micro e pequenos empresários. Os visitantes podem entender, de maneira prática, como um laboratório avançado de P&D pode auxiliar no desenvolvimento de seus produtos ou processos, além de conhecer as demais facilidades oferecidas pelo parque tecnológico”, afirmou Antônio Abelém, diretor presidente do PCT Guamá.

Este é o exemplo da Fazenda Açaizal, situada no município de Mojuí dos Campos, na região do Baixo Amazonas. Em visita ao estande do parque tecnológico, o empresário Aldinei Miranda percebeu a oportunidade de incrementar a competitividade de seus produtos. “Nós produzimos açaí e estamos interessados em melhorar o nosso produto para começar a exportar. Para isso, precisamos padronizar a nossa produção e determinar o ponto ideal da polpa. Descobrimos aqui que podemos fazer isto em um dos laboratórios do parque tecnológico”, afirmou o empresário.

Ele se refere ao Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório instalado no PCT Guamá que já vem atendendo a demanda de pequenos produtores que utilizam insumos regionais em suas produções, a exemplo da Fazenda Bacuri (Osaqui Ltda.), empresa localizada no nordeste do estado. Atendidos pelo Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), projeto da Apex-Brasil operado localmente pelo PCT Guamá, a empresa percebeu que tinha potencialidade para exportar seus licores finos, que exploram sabores de frutas regionais, mas precisavam fazer pequenas alterações para entrar no mercado externo. No mês de agosto procuraram o laboratório para obter laudos físico-químicos dos produtos e agora avançam em outras questões relacionadas ao design de embalagem para atender demandas específicas de exportação.

Outro laboratório que chamou a atenção no primeiro dia de feira foi o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), que apresentou aos empresários serviços que podem reduzir, em até 20%, a conta de energia elétrica. O engenheiro Luiz Rosa, que trabalha na área de construção civil, ficou satisfeito com a possibilidade de gerenciar melhor os recursos de sua empresa. “A conversa com os pesquisadores foi bastante produtiva, após a feira vamos agendar uma visita dos técnicos do laboratório para averiguar como a nossa empresa pode ser mais eficaz”, afirmou o empresário.

Nos próximos dias de feira, pesquisadores do Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais (Agroind), ligado à Embrapa e instalado no PCT Guamá, e do Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados também irão atender os visitantes. As empresas instaladas Inteceleri, Mundo Digital Interativo e Idee Amazônia também estão expondo as suas soluções no espaço do PCT Guamá.

Negócios – Nos estandes do Governo do Estado e do Inovação e Tecnologia, organizado pelo Sebrae, os visitantes poderão conhecer as oportunidades de instalação no parque tecnológico, por meio de lotes, módulos empresariais ou espaço compartilhado de trabalho; as oportunidades do Projeto de Qualificação para Exportação, programa da Apex-Brasil, operado localmente pelo PCT Guamá, que tem o objetivo de fomentar a cultura exportadora e auxiliar os que estão iniciando no mercado externo; as facilidades oferecidas pela unidade de negócios do PCT Guamá, que auxilia no acesso a serviços de captação de recursos, propriedade intelectual e promove aproximação com investidores; e, por fim, as facilidades oferecidas pelo i connect, ambiente virtual que tem o objetivo de conectar pesquisadores, estudantes e profissionais para o fortalecimento do ecossistema do empreendedorismo inovador.

PCT Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet). O PCT Guamá abriga iniciativas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); o Laboratório de Alta Tensão; o Laboratório da Qualidade do Leite; e o Espaço Inovação, prédio que reúne laboratórios de ponta e empresas de base tecnológica.

Por Juliane Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *