Evento internacional discute interação entre universidades e desenvolvimento regional

adminNotícias0 Comments

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2016 o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá recebeu o “I Seminário Internacional Universidade e Desenvolvimento Regional: os desafios do engajamento social”, uma iniciativa dos Programas de Pós-Graduação de Economia e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará, em parceria com o projeto RAPI – Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar.

O seminário promoveu a reflexão e troca de experiências entre iniciativas nacionais e internacionais já em andamento, e que representem experiências inovadoras no campo da interação entre universidade e desenvolvimento regional no Brasil e no mundo. A ação envolveu reitores, pesquisadores e especialistas da UFPA, Unifesspa, Ufopa, IFPA, UFAM, UFT, Embrapa, Unicamp, UNB, Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e Newcastle University; e representantes do Governo do Estado.

No primeiro dia, Maria Amélia Henriquez, secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) apresentou o Pará 2030, plano estratégico elaborado pelo Governo do Estado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável. Além de apresentar as ações e setores priorizados pelo plano, a secretária adjunta destacou o papel da ciência e tecnologia para a promoção de uma nova matriz de desenvolvimento. “É preciso investir naquilo que o Estado chama de tripla revolução: conhecimento, produção e novas formas de governança. As pesquisas desenvolvidas nas universidades têm um papel determinante para o desenvolvimento adequado de nossas cadeias”, destacou Maria Amélia.

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, representado por Antônio Abelém, participou da mesa “Experiências comparadas e os desafios na estratégia de consolidação das Agências e Parques de Ciência e Tecnologia no Brasil”, junto com Eduardo Gurgel, diretor do Parque de Ciência e Tecnologia da Unicamp, onde foram apresentados os modelos de governança dos parques tecnológicos. “A participação no evento nos oportunizou estreitar laços com outras instituições e discutir o desenvolvimento de possíveis parcerias. Outro ponto importante foi observar que o modelo de governança do PCT Guamá está alinhado com o que é praticado em centros empresariais mais consolidados, como é o caso da Unicamp”, afirmou o diretor do PCT Guamá.

Ao final do primeiro dia (foto abaixo), os participantes visitaram as instalações do Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), onde conheceram as pesquisas desenvolvidas para o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí.

cameringo_20161025_185442

Mais informações sobre o seminário: https://rapi.unifesspa.edu.br/seminario/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *