Secti e PCT Guamá lançam programa pioneiro de software

adminNotícias0 Comments



Secti e PCT Guamá lançam programa pioneiro de software

 

Reduzir o atraso quanto ao desenvolvimento da indústria de software no Estado do Pará. Esse é o objetivo do Programa de Qualificação de Empresas Paraenses de Software, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação  (Secti) em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). A iniciativa pioneira busca certificar empresas paraenses ligadas ao desenvolvimento de sistemas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo programa Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) .

O custo da certificação de uma empresa pode ser de até R$ 50 mil, oneroso para empresas de micro, pequeno e médio porte. O Governo do Estado, por meio da Secti, subsidiará parte da certificação das empresas selecionadas via edital. Segundo o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, o investimento no setor é estratégico para o desenvolvimento de outros setores da economia paraense. “Investir no desenvolvimento de software e reduzir a defasagem da região Norte no setor é uma questão de Estado”, destaca o secretário.

Em todo o país, 343 empresas já foram certificadas pelo MPS.BR. Na região Norte, apenas sete empresas têm o selo do programa, o que, de acordo com o coordenador do Programa, Rodrigo Quites, é muito pouco se comparado às outras regiões. “Ao serem certificadas, as empresas paraenses melhorarão seus produtos e processos e se tornarão mais competitivas no mercado nacional”, ressalta o coordenador.

Rodrigo Quites explica que, hoje, grande parte das empresas paraenses de software atende por encomenda. Elas produzem sistemas para áreas distintas como indústria da mineração, educação e demandas administrativas em geral. Com a certificação, estas empresas poderão alcançar novos mercados ao se tornarem aptas a desenvolverem suas próprias linhas de produtos.

Outra perspectiva é a de que o investimento no setor possa contribuir para a geração de empregos, por meio da fixação de mão-de-obra especializada no Estado, tendo em vista que o mercado local não absorve os profissionais paraenses voltados ao desenvolvimento de software. O edital para seleção de empresas paraenses a serem certificadas está previsto para ser  lançado em julho de 2012.

Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Secti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *