Apex-Brasil lança em Belém núcleo de capacitação para exportar

adminNotícias0 Comments

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará em Belém, no dia 21 de outubro, o Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), cujas atividades serão desenvolvidas pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, parceiro da Agência na qualificação dos exportadores do estado. O projeto com o PCT Guamá tem duração de dois anos, nos quais serão capacitadas 146 empresas de diversos portes. Múltiplos setores integram a iniciativa, mas haverá um foco maior para o segmento de tecnologias da informação e comunicação (TIC) devido ao forte potencial identificado na região.

O Núcleo já começou a funcionar e atende empresas de bebidas e alimentos, higiene e cosméticos, móveis e TIC. Apesar de lançar agora o Núcleo Operacional do PEIEX no estado, a Apex-Brasil desenvolve diversas ações com as empresas da região. Em 2015, 95 empresas paraenses foram apoiadas pela Agência em ações de promoção comercial, das quais 15 realizaram exportações. O valor total exportado chegou a US$ 150,7 milhões e os produtos do estado alcançaram 61 destinos internacionais. Na região Norte, o Pará é o segundo principal estado com empresas apoiadas pela Apex-Brasil, ficando atrás de Rondônia.

Ao todo, 10 projetos setoriais da Agência com entidades representativas dos setores produtivos nacionais estão presentes no estado, com destaque para o setor de orgânicos, software e serviços correlatos, produtos étnicos, carnes bovina, suína e de frango, e couros. Os principais destinos das exportações do estado entre as empresas que integram os projetos setoriais são Alemanha, Hong Kong, Holanda, Estados Unidos e China. Do total exportado pelo estado com apoio da Agência, 40% foram gerados por microempresas, 26% por médias e 20% grandes.

O PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. O objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

A meta é proporcionar o engajamento das empresas no esforço de construção de uma estratégia de desenvolvimento compartilhada com instituições de apoio, órgãos governamentais e não governamentais, elevando o padrão de competitividade.

As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.

Serviço

Lançamento do Núcleo Operacional do PEIEX em Belém
Data: 21/10
Hora: 8h30
Local: Auditório do Prédio Espaço Inovação, Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Avenida Perimetral da Ciência, km 01 – Guamá
Inscriçõeshttps://goo.gl/forms/Dp76mTJRAzHWtjHg2

Programação:

agenda-lancamento-peiex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *