Empresa instalada no PCT Guamá lança simulador para análise de vibrações 3D

adminNotícias0 Comments

O simulador do MDI – Mundo Digital Interativo, empresa instalada no PCT-Guamá, é o primeiro do mundo a ser disponibilizado para análise de vibrações em um curso online, para qualquer pessoa que queira aprender o assunto.

Quando acontece algum problema com o corpo humano, é comum observar o aumento de temperatura. A febre indica que algo não vai bem no organismo e, a partir dos sintomas e exames, o médico tem condições de avaliar e determinar qual o problema de saúde está se manifestando.

Fazendo uma analogia ao corpo humano, todas as indústrias apresentam vários equipamentos que são críticos e que precisam trabalhar sempre nas melhores condições. Um equipamento não tem febre como nós, mas quando não está funcionando direito, vibra de maneira diferente. Esta vibração pode ser lida, assim como um termômetro lê a nossa temperatura. Se a vibração for excessiva, ela pode ser analisada com a ajuda de sofisticados sensores e aparelhos de tratamento de sinais. Ao se analisar de maneira rigorosa os sinais tratados, pode-se deduzir qual é o problema exato do equipamento e, assim, proceder a reparos com a otimização de tempo e dinheiro.

Treinar um engenheiro para aprender estas técnicas e o uso destes equipamentos é normalmente uma tarefa difícil. Os sensores e analisadores são caros e, além disso, encontrar máquinas que apresentem os defeitos para serem analisadas, envolve o deslocamento para os pátios das indústrias, o que não é tão prático e às vezes até perigoso.

O simulador de análise de vibrações mecânicas do MDI permite que os engenheiros e estudantes de engenharia realizem atividades práticas de forma rápida, segura e barata, com alto grau de eficácia do aprendizado. As atividades de simulação envolvem desde o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), até a aplicação de técnicas sofisticadas de tratamento de sinais, passando pela escolha de pontos adequados de medição e de todos os detalhes que são necessários para aplicar a técnica da melhor maneira possível.

A tecnologia usada em seu desenvolvimento envolve modelagem 3D de objetos e ambientes e modelagem dinâmica do comportamento das máquinas, de forma a reproduzir com fidelidade uma aplicação industrial. Além disso, ele usa a tecnologia WebGL, que faz parte do padrão HTML5, tornando possível o seu uso em qualquer plataforma de computadores pessoais.

O simulador está envolvido em um roteiro de aprendizado dentro da plataforma de aprendizado interativo YouInLab, também desenvolvida pela empresa, com materiais de apoio exclusivos, constituídos de vídeo aulas, teorias, exercícios interativos e testes que fazem com que o aprendizado ocorra de maneira natural.

A YouInLab é baseada em uma exclusiva tecnologia de Laboratórios de simulação focada no aprendizado de Matemática, Física e Química na prática. Conectados a roteiros educacionais interativos, os Laboratórios Digitais proporcionam múltiplas experiências de aprendizagem e permitem testar hipóteses, tirar conclusões, vivenciar a teoria e aplicar conhecimentos.

Para usar o simulador e se inscrever no curso, acesse o site www.youinlab.com e clique na aba Engenharias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *