Projeto Cabine 11 vence concurso cultural lançado na rede i connect

adminNotícias0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) anunciou nesta segunda-feira, 10, a vencedora do concurso cultural “Design do Coworking do Espaço Inovação”, postado em maio deste ano no i connect, rede de inovação aberta gerenciada pelo parque tecnológico.

O concurso tinha a finalidade de eleger o melhor projeto para o espaço de trabalho compartilhado que será implementado no PCT Guamá e também aproximar jovens talentos criativos do parque tecnológico, além de incentivar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e estimular o uso de soluções regionais para espaços contemporâneos de trabalho.

O projeto vencedor foi a Cabine 11desenvolvido por Jéssica Tavares, estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA)Segundo a aluna, o concurso contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional“Esse tipo de evento oferece uma oportunidade para os estudantes verem seus projetos concretizados. Na academia, muitas vezes, ficamos somente no campo das ideias, e entrar no mercado de trabalho sem nenhuma experiência mais concreta gera dúvidas e inseguranças.  Quando um estudante tem oportunidade de iniciativas assim, ele se empenha, pesquisa, e consequentemente tem contato com novas técnicas, uso de materiais que muitas vezes não aprende na faculdade”, afirmou a estudante.

Coworking – Locais compartilhados de trabalho com espaços multifuncionais. Segundo o Censo Coworking Brasil 2016, pesquisa realizada pelo Movebla e Ekonomio, há 378 espaços ativos no Brasil, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Os estados que mais concentram espaços são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. No país, os coworkers são formados, principalmente, por profissionais que atuam em consultoria (65%); publicidade e design (50%); marketing, internet e startups (45%).

Os espaços de coworking também são locais econômicos de trabalho. As despesas que seriam gastas com aluguel fixo, telefone, água, energia e outros recursos, são diluídas em uma taxa mensal que, na maioria das vezes, além da infraestrutura básica, também inclui serviços agregados, além da possibilidade de fazer networking e fechar novos negócios compartilhando o mesmo espaço de trabalho com potenciais clientes.

No Brasil, há vários exemplos de coworking bem-sucedidos, como o House of All, com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro e Belo Horizonte; o Campus São Paulo, do Google Brasil, um prédio de 6 andares que reúne o Campus Café, espaços para evento, coworking e programas de aceleração; o Templo Coworking e a Malha , no Rio de Janeiro.

Apesar do movimento de espaços de trabalho compartilhado estar concentrado na região sudeste, algumas iniciativas já começam a despontar localmente. Em Belém, há alguns espaços que concentram negócios relacionados à tecnologia e à economia criativa.  Em breve o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá vai inaugurar o seu próprio coworking, que concentrará startups que tenham perfil voltado para a inovação.

Os coworkers que se instalarem no PCT Guamá contarão com o suporte de serviços oferecidos pelo parque tecnológico e também com o apoio da plataforma i connect, que em breve começará a disponibilizar mentorias e apoio para profissionais e empresas jovens.

Texto: Karina Martins

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *