Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Projeto Cabine 11 vence concurso cultural lançado na rede i connect

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) anunciou nesta segunda-feira, 10, a vencedora do concurso cultural “Design do Coworking do Espaço Inovação”, postado em maio deste ano no i connect, rede de inovação aberta gerenciada pelo parque tecnológico.

O concurso tinha a finalidade de eleger o melhor projeto para o espaço de trabalho compartilhado que será implementado no PCT Guamá e também aproximar jovens talentos criativos do parque tecnológico, além de incentivar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e estimular o uso de soluções regionais para espaços contemporâneos de trabalho.

O projeto vencedor foi a Cabine 11desenvolvido por Jéssica Tavares, estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA)Segundo a aluna, o concurso contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional“Esse tipo de evento oferece uma oportunidade para os estudantes verem seus projetos concretizados. Na academia, muitas vezes, ficamos somente no campo das ideias, e entrar no mercado de trabalho sem nenhuma experiência mais concreta gera dúvidas e inseguranças.  Quando um estudante tem oportunidade de iniciativas assim, ele se empenha, pesquisa, e consequentemente tem contato com novas técnicas, uso de materiais que muitas vezes não aprende na faculdade”, afirmou a estudante.

Coworking – Locais compartilhados de trabalho com espaços multifuncionais. Segundo o Censo Coworking Brasil 2016, pesquisa realizada pelo Movebla e Ekonomio, há 378 espaços ativos no Brasil, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Os estados que mais concentram espaços são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. No país, os coworkers são formados, principalmente, por profissionais que atuam em consultoria (65%); publicidade e design (50%); marketing, internet e startups (45%).

Os espaços de coworking também são locais econômicos de trabalho. As despesas que seriam gastas com aluguel fixo, telefone, água, energia e outros recursos, são diluídas em uma taxa mensal que, na maioria das vezes, além da infraestrutura básica, também inclui serviços agregados, além da possibilidade de fazer networking e fechar novos negócios compartilhando o mesmo espaço de trabalho com potenciais clientes.

No Brasil, há vários exemplos de coworking bem-sucedidos, como o House of All, com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro e Belo Horizonte; o Campus São Paulo, do Google Brasil, um prédio de 6 andares que reúne o Campus Café, espaços para evento, coworking e programas de aceleração; o Templo Coworking e a Malha , no Rio de Janeiro.

Apesar do movimento de espaços de trabalho compartilhado estar concentrado na região sudeste, algumas iniciativas já começam a despontar localmente. Em Belém, há alguns espaços que concentram negócios relacionados à tecnologia e à economia criativa.  Em breve o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá vai inaugurar o seu próprio coworking, que concentrará startups que tenham perfil voltado para a inovação.

Os coworkers que se instalarem no PCT Guamá contarão com o suporte de serviços oferecidos pelo parque tecnológico e também com o apoio da plataforma i connect, que em breve começará a disponibilizar mentorias e apoio para profissionais e empresas jovens.

Texto: Karina Martins

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese