Presidente do Cosmetic Valley visita o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

adminNotícias0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebeu na última quarta-feira (28) a visita do presidente do Cosmetic Valley, Jean Luc Ansel. Ele visitou o Pará em missão organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo Projeto Estruturante de Cosméticos na Região Amazônica, cujo objetivo é apresentar as potencialidades do setor para parcerias futuras. Além do parque tecnológico, o executivo conheceu o mercado Ver-o-Peso e unidades produtivas de insumos de Salvaterra, na Ilha do Marajó.

Participaram da reunião no PCT Guamá os diretores e técnicos dos Sebrae Nacional, Pará, Amazonas, Acre e Tocantins; a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Maria Amélia Enriquez; o diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec/ UFPA); e representantes do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Farmacêuticos e de Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado (Sinquifarma).

A comitiva fez visitas técnicas aos seguintes laboratórios: Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia, Engenharia Biológica, Óleos Vegetais e Derivados e Instrumentação para produtos Agroindustriais. “Fiquei muito contente com o que vi. A partir de agora, conhecendo as iniciativas de incentivo para o desenvolvimento da indústria na região, vamos continuar com as tratativas para desenvolver parcerias locais”, destacou Jean Ancel.

“A Amazônia é estratégica para o Cosmetic Valley porque a nossa biodiversidade oferece uma rica variedade de insumos para a indústria. A visita do presidente do Cosmetic Valley ao PCT Guamá é importante porque mostra que temos pesquisadores e laboratórios de ponta desenvolvendo na região pesquisas avançadas que possibilitam o desenvolvimento de melhorias e novos produtos para o setor cosmético. O Estado é inteiramente capaz de oferecer produtos e serviços com valor agregado”, comentou o diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém.

A Comestic Valley é o primeiro e maior cluster de cosméticos da União Europeia. Agrega mais de 800 empresas de toda a cadeia produtiva de cosméticos e perfumaria francesa. Entre as principais estão L’Oréal, Shiseido, Chanel, Christian Dior e Guerlain. O contato com o Cosmetic Valley começou em março de 2016, quando a comitiva do Sebrae fez uma visita ao grupo, o que resultou na assinatura de um termo de intenção de cooperação entre as instituições. Neste termo ficou acertada a visita de Jean Luc Ansel aos Estados do Amazonas e Pará e a apresentação do projeto em espaço expositor e conferência técnica na Cosmetic 360°, uma das principais feiras de inovação e tecnologia dos segmentos de cosmético e perfumaria do mundo, que ocorre em 13 e 14 de outubro deste ano, em Paris.

Segundo o teórico americano Michael Porter, clusters são arranjos que concentram geograficamente empresas de um mesmo setor e demais organizações da cadeia –fornecedores de insumos e serviços, universidades, institutos de pesquisa, incubadoras, consórcios, consumidores, dentre outros – que competem e cooperam entre si em uma cadeia produtiva setorialmente localizada. O Vale do Silício, na Califórnia, e o BioRegió, na Catalunha, são alguns exemplos de clusters industriais bem-sucedidos. (Com informações do Sebrae Pará)

Por Juliane Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *