Laboratório no PCT Guamá abre seleção para provadores de chocolate e cacau

adminNotícias0 Comments

Foto: Ricardo Amanajás – Agência Pará

O Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, abriu seleção para formar avaliadores de chocolate e cacau, que irão compor o quadro de provadores treinados.

Os selecionados serão treinados para participar da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) de nibs de cacau e chocolate das regiões produtoras de cacau de várzea do Estado do Pará, estudo a ser realizado pela aluna Ana Júlia Lima em sua tese de doutorado.

Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará

A seleção não exige conhecimento prévio. A equipe de provadores se reunirá uma vez por semana, no máximo por um período de 50 minutos, durante os próximos meses, até se obter avaliadores devidamente treinados. A análise sensorial permite identificar e definir parâmetros de qualidade dos alimentos e aceitação comercial.

O Centro atua em áreas como bioprospecção de espécies e controle de qualidade de materiais de origem vegetal, com serviços de atividade residual enzimática, análises de cacau, chocolate e derivados, entre outros.

Referência em inovação – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico em operação na região Norte do Brasil, e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares, entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 60 associadas (vinculadas ao Parque, mas não fisicamente instaladas), 11 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *