PCT Guamá participará da CeBIT 2012 na Alemanha

adminNotícias0 Comments

 

 

PCT Guamá participará da CeBIT 2012 na Alemanha

 

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), é um dos quatro parques tecnológicos brasileiros, sendo o único da região Norte, que participará da CeBIT 2012 – Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços. O PCT Guamá estará em exposição no estande da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A CeBIT é a maior feira de Tecnologias da Informação e Comunicação do mundo e ocorrerá em Hannover (Alemanha) entre os dias 6 a 10 de março.

O Brasil terá destaque na CeBIT 2012 na condição de país parceiro. A Anprotec  foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para divulgar os parques tecnológicos brasileiros e as oportunidades de negócios, inovação e investimentos gerados. Além do parque tecnológico paraense, também estarão no evento o Porto Digital (PE), o Sapiens Parque (SC) e o Tecnopuc (RS).

A presidente Dilma Rousseff e alguns ministros, entre eles o do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, vão marcar presença na CeBIT 2012. Esta representatividade reflete o empenho do governo em divulgar a imagem do Brasil como capaz de produzir ciência e tecnologia avançadas e atrair oportunidades de negócios para as empresas brasileiras.

 

Visibilidade – Os parques tecnológicos brasileiros participarão do seminário “Invest in Brazil – Opportunities for Innovation” (Tech Parks and R&D Centers), que ocorrerá no dia 9 de março, como parte da programação da CeBIT. Neste seminário será discutida a estratégia do país para inovação e as oportunidades para quem pretende investir no Brasil.

Na ocasião, o diretor administrativo e financeiro e que responde também pela área técnica do PCT Guamá, Márcio Roberto do Carmo Pereira, apresentará a rede de oportunidades de negócios e serviços em construção do parque tecnológico paraense, que inclui Espaço de Inovação – para empreendimentos, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento; Incubadora de Empresas – para empresas nascentes; Unidades Plug and Play  – para empreendedores que têm projetos sazonais na região; e uma estrutura de Business Services – com bancos, correios, restaurante e hotel. “Participar de um evento internacional estratégico como a CeBIT é um diferencial competitivo para o PCT Guamá, que terá a oportunidade de mostrar sua expertise e atuação em inovação, redes de tecnologia, serviços diferenciados e reforça nossa estratégia dentro de nosso radar de inovação”, comenta.

Márcio Pereira menciona que o PCT Guamá ganhará projeção junto a três parques de grande relevância no cenário nacional e estará num ambiente onde irão transitar públicos de todos os continentes e que estão envolvidos com os setores estratégicos do parque paraense. “Internacionalmente, podemos atrair investidores e mostrar ao mundo que temos tecnologia e inovação, ou seja, produção e agregação de conhecimento na Amazônia”, declara Márcio Pereira.

O PCT Guamá é um dos três ambientes tecnológicos de pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentável da Amazônia.  Localizado entre duas das maiores universidades da região (Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA), dispõe de capital intelectual renomado e concentra sua atuação nas áreas de Energia, Biotecnologia, Tecnologia Ambiental, Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia Mineral.

Este parque de ciência e tecnologia tem sua gestão conduzida pela Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, que é resultado de uma parceria entre a UFPA, a UFRA, a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A Embrapa Amazônia Oriental, a Eletronorte/Eletrobrás, o Serviço  de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE/PA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi são parceiros deste empreendimento.

 

Serviço

Mais informações sobre a CeBIT 2012 em http://www.cebit.de/home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *