Ceamazon oferece projetos de instalação elétrica gratuitos a famílias de baixa renda

adminNotícias0 Comments

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), da Universidade Federal do Pará, situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), oferece a famílias de baixa renda que estejam pensando em construir ou reformar a casa própria apoio na elaboração de projetos de instalação elétrica. O serviço é ofertado gratuitamente pelo Laboratório de Tecnologias Avançadas em Iluminação e Instalações Elétricas, um dos cinco laboratórios que integram o Ceamazon. Os interessados podem fazer o agendamento pelos telefones (91) 3321-8907 e 3321-8908.

A elaboração de um projeto de instalação elétrica é importante porque garante a segurança da população, evitando problemas decorrentes de instalações mal executadas, como choques, mau contato ou danos a eletrodomésticos, e ainda auxilia na economia de energia. A ação do laboratório visa à consolidação e ao aprimoramento das atividades associadas aos projetos de extensão. “É uma forma de oferecer aos discentes bolsistas e voluntários a oportunidade de desenvolver atividades voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem por meio de práticas de extensão”, afirma Carminda Carvalho, coordenadora do laboratório.

O projeto é voltado para residências com até 150m², mono ou bifásicas, que estejam em reforma, e cujos proprietários não tenham condições de contratar um profissional capacitado para este tipo de serviço. A partir de um agendamento prévio, técnicos e discentes do laboratório fazem uma visita técnica à residência para averiguar se há o enquadramento nos parâmetros pré-estabelecidos. Após a inspeção in loco é gerada uma planta baixa e elaborado o projeto elétrico dentro dos parâmetros de segurança para posterior execução por um profissional contratado pelo dono do imóvel.

Além da assessoria para a elaboração de projetos elétricos residenciais, o laboratório desenvolve atividades de extensão como palestras sobre a conscientização do uso racional da energia elétrica e também para alunos do Ensino Médio ou profissionalizante que procuram melhor preparação para o Enem e vestibulares.

Sobre o Ceamazon – Situado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, o Ceamazon é um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para o tratamento das questões de eficiência energética que reúne cinco laboratórios, com a participação de pesquisadores das áreas de engenharia elétrica, mecânica e química e também de arquitetura. O Implantado por meio de um convênio realizado no ano de 2006 entre a UFPA e a Eletrobras/Procel, o Centro presta serviços e consultorias para o setor público e privado.

Sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pela UFPA e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).

Serviço: Mais informações sobre o PCT no portal www.pctguama.org.br.

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *