Comitiva do TJPA prospecta projetos inovadores no PCT e é apresentada ao Selo Guamá

adminNotícias0 Comments

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá na manhã desta segunda-feira (20) para conhecer iniciativas inovadoras desenvolvidas no complexo.

O grupo foi recepcionado por Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização social gestora do complexo, que apresentou a estrutura, projetos e resultados do parque.

Charles Barros, juiz auxiliar da presidência, Márcio Góes do Nascimento, secretário de Informática, Miguel Santos, secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Gustavo Leão, secretário de Engenharia e Arquitetura, e Vicente Marques Júnior, secretário de Administração formaram a comitiva.

Após reunião na sede da Fundação, a edutech Inteceleri, startup paraense voltada para a criação de projetos que visam melhoria da qualidade da educação, tendo atendido mais de 500 mil estudantes com sua metodologia, foi visitada para que apresentasse suas iniciativas, como o óculos de realidade virtual Miriti Board e o aplicativo Geometa, focado em ensinar matemática no metaverso.

Márcio Góes, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, avalia que as possibilidades de parceria com a Fundação Guamá são promissoras. “Gostamos de ver como a gerência sobre a inovação é conduzida e os resultados que já existem. O TJ está investindo em inovação e nossa previsão é que haja uma parceria com projetos desenvolvidos no PCT Guamá”.

“Tivemos a oportunidade de apresentar o amplo leque de ações e serviços voltados ao empreendedorismo e inovação que a Fundação Guamá oferece hoje. Destacamos o Selo Guamá de Gestão da Inovação como oportunidade para que o TJPA, assim como outros órgãos públicos, possam organizar e sistematizar as suas ações de inovação”, explica Quites, que conduziu a comitiva. 

Selo Guamá O Selo Guamá é uma iniciativa da Fundação Guamá que busca contribuir sobre a sistematização e transformação de ideias em produtos ou serviços inovadores por meio da oferta de uma autenticação baseada em modelos e normas nacionais e internacionais da área de gestão da inovação que são do interesse de empresas e órgãos públicos.

O projeto tem o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado. 

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *