Governo do Estado inaugura o Espaço Inovação

adminNotícias0 Comments

O governador Simão Jatene inaugurou nesta quinta-feira (30) o Espaço Inovação, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém, o primeiro do tipo a entrar em operação na região Norte. Entre outras autoridades, a cerimônia teve a presença dos secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello, e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, além do presidente da Fundação Guamá, Antonio Abelém.

Com a implantação do Espaço Inovação, o Estado dá mais um passo na política de desenvolvimento socioeconômico, inserida nas ações preconizadas pelo programa “Pará 2030”. “Este é um programa de governo que aponta exatamente para 2030, mas que já começou. E este espaço é uma demonstração clara disso. O que ele quer é contribuir para que cheguemos a 2030 com uma sociedade melhor, menos desigual, que tenha uma melhor relação do homem com a natureza, fruto dos estudos que estão sendo feitos aqui”, explicou Simão Jatene.

Para o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, a iniciativa faz parte da tripla revolução adotada pelo Estado, que leva em consideração conhecimento, produção e novas formas de gestão. “O desenvolvimento depende certamente da verticalização da produção, mas é importante lembrar também que os três pilares se acertam no conhecimento. Uma nova forma de gestão sem o alcance do conhecimento não é possível, e aperfeiçoar a produção verticalizada sem conhecimento, também não. Não por acaso o conhecimento está entre os pilares do Pará 2030, e este prédio já é a materialização desse projeto”, destacou.

Segundo o secretário, todos os laboratórios do prédio terão obrigatoriamente o compromisso de servir ao desenvolvimento das cadeias produtivas. “Esse espaço é um embrião, o primeiro construído na região amazônica para facilitar aquilo que é de mais importante e imaterial, que é a geração de uma nova mentalidade. Aqueles que fazem ciência têm que entender que ela também tem que servir à geração de emprego e renda e de novos negócios e desenvolvimento”, pontuou o secretário.

Governador-Simão-Jatene-no-LASSEPesquisa – A construção e consolidação do Espaço Inovação, principal prédio do PCT, são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. O prédio, que recebeu um investimento de cerca de R$ 20 milhões, é composto por seis laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento, quatro ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA) e dois à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divididos em quase oito mil metros quadrados. O parque foi construído em uma área de 73 hectares cedida pela UFPA e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

“As inovações que daqui sairão vão contribuir para que as diversas camadas sociais possam se integrar melhor no processo produtivo, melhor resultado, pois vão agregar valor as nossas matérias-primas, gerando emprego e renda para os paraenses”, reiterou Simão Jatene.

Entre os e laboratórios instalados no centro está o de Agregação de Valor para Produtos Agroindustriais (Agroind/ Embrapa), que oferece serviços de análises de produtos da biodiversidade. “O foco é trazer produtos que tradicionalmente não têm um valor agregado, não são usados, e gerar outros que tenham aceitação para o nosso mercado consumidor alimentício. Também temos uma linha que vai trabalhar com a prospecção de biomoléculas que podem ter finalidades na agricultura, por exemplo, como bioherbicidas, bioinseticidas”, antecipou o coordenador do laboratório, Marcos Henê Chaves.

Entre os exemplos trabalhados estão algumas cadeias da biodiversidade com potencial para entrar no mercado como produto agrícola ou insumo. “Nesse contexto teremos inicialmente o foco na palma ou no dendê. Hoje Pará responde por 95% da produção brasileira de óleo”, afirmou Marcos Henê. Embora o óleo seja extremante importante, a intenção é pensar em coprodutos que têm potencial de mercado e possam atender determinadas demandas, como é o caso da fibra da palmeira.

Governador-Simão-Jatene-no-Lab-de-Oleos-VegetaisBiocombustível – O Espaço de Inovação também contempla estudos e pesquisas de oleaginosas para a obtenção de produtos de uso corrente nas indústrias química e alimentícia. “O grande incremento que a gente pretende dar para a indústria local, que já é muito forte, é justamente poder fornecer dados, parâmetros de qualidade, físicos e químicos, e de pesquisa. Nesse sentido podemos inclusive ajudar a reduzir os problemas delas com rejeitos”, afirmou Luis Adriano Nascimento, um dos coordenadores do Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados.

Entre os estudos desenvolvidos está a produção de biocombustível. “Pegar um rejeito da indústria oleoquímica e transformá-lo em biocombustível. É desta forma que a gente pretende contribuir para o desenvolvimento do Estado. O Pará tem uma potencialidade enorme na palma, buriti, pracaxi, ucuuba, castanha, entre outras espécies que podem ser trabalhadas aqui e virar biodiesel. Esse tipo de combustível é uma realidade que está aí para ficar”, ressaltou Adriano Nascimento.

O prédio também comporta empresas de base tecnológica que têm por essência investimentos em inovação: Inteceleri Soluções Ltda., Idee Amazônia, Kalola e RVC Empreendimentos. Durante a inauguração, houve a assinatura dos contratos de uso entre as empresas – selecionadas em edital da Sectet – e a Fundação Guamá, responsável pela gerência do parque. Ainda durante a cerimônia, Simão Jatene assinou a carta de encaminhamento da Lei Estadual de Inovação para a Assembleia Legislativa, que tem como objetivo incentivar a pesquisa, o desenvolvimento científico e a inovação.

Texto: Lidiane Sousa (Agência Pará) | Fotos: Thiago Gomes (Agência Pará)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *