Prédio Espaço Inovação é inaugurado nesta quinta-feira (30), no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

A partir deste mês, o Pará passará a contar com um espaço exclusivo destinado a transformar ciência e tecnologia em inovação e serviços úteis à sociedade. Trata-se do Espaço Inovação, prédio situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), que será inaugurado nesta quinta-feira (30) pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).

Com quase oito mil metros quadrados de área interna e investimentos de cerca de R$ 20 milhões, o Espaço Inovação, principal edificação do Parque, abre as portas com seis laboratórios avançados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e três empresas de base tecnológica. “Ao investir na implantação do Espaço Inovação e do parque tecnológico como um todo, o governo estadual pretende criar uma ambiência favorável ao enraizamento de uma mentalidade empreendedora e criativa no Estado, promovendo a inovação e verticalizando as cadeias produtivas regionais”, destaca o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.

Serão quatro laboratórios ligados à Universidade Federal do Pará (UFPA) e dois à Embrapa, os quais oferecerão serviços como a identificação de contaminação por agrotóxicos em alimentos; assessoria agroindustrial na cadeia do açaí e outros produtos; diagnósticos em genética; análise de óleos vegetais; apoio no controle biológico de doenças e pragas na agricultura; e construção de equipamentos eletrônicos. São eles: Centro de Valorização Agroalimentar de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA); Laboratório de Engenharia Biológica; Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais (Agroind); Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados; Laboratório de Fitossanidade e Manejo; e Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (Lasse).

Empresas – O Espaço Inovação abrigará, também, empresas com grande potencial de crescimento econômico e que tenham por escopo investimentos em inovação. Três empresas já foram selecionadas pelo edital lançado pela Sectet e pela Fundação Guamá, responsável por gerenciar o Parque, para se instalarem no Espaço. As empresas “Inteceleri Soluções Ltda”, “Idee Amazônia” e “RVC Empreendimentos” foram as primeiras aprovadas para residirem no Espaço. Na ocasião de inauguração, haverá a solenidade simbólica de assinatura dos contratos de uso entre as empresas e a Fundação Guamá.

“A implantação deste ambiente vai trazer uma dinâmica estratégica para a inovação no estado do Pará, estimulando a sinergia entre laboratórios e empresas com projetos complementares. Também vai incrementar a receita do PCT Guamá a partir das locações das salas, contribuindo para a autossustentabilidade do Parque”, ressalta o presidente da Fundação Guamá, Antonio Abelém.

Parcerias – Os Laboratórios do Espaço Inovação foram contemplados e equipados com recursos financeiros federais e estaduais, advindos de projetos apresentados pelo Estado e aprovados pela da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Sectet e  Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Outras parcerias deverão dar continuidade à consolidação desses investimentos.

Pioneirismo na Amazônia –
Construído em Belém, numa área de 73 ha cedida pela UFPA e pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte.  A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. Para mais informações, acesse: www.pctguama.org.br. 

Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Sectet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *