Startups no edital Selo Guamá são apresentadas ao plano de capacitação

adminNotícias0 Comments

O Selo Guamá é uma realização da Fundação Guamá com apoio da FAPESPA | Foto: Getty Images

A Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e do programa StartUP Pará, apresentou na última quinta-feira, 25, o cronograma de qualificação e equipe que prestará a consultoria às cinco empresas classificadas no edital Selo Guamá de Gestão da Inovação, que visa a sua certificação em gestão de inovação.

As startups participantes são Medbolso, Hidromel Uruçun, Amazon Hira, Jambu Tecnologia e Paladar Amazônico, sendo as três primeiras ligadas diretamente ao Parque.

O Selo Guamá é uma realização da Fundação Guamá com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e atenderá startups do estado do Pará selecionadas por meio de chamadas públicas divulgadas pela Fundação Guamá.

As empresas selecionadas irão receber capacitação e mentoring em uma metodologia ágil para gestão da inovação. Ao final do processo, terão o seu desempenho avaliado por meio de uma certificação no Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) da SoftSul para identificar a aderência dos resultados com as práticas dos modelos do setor.

Participaram da apresentação o diretor-presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, a assistente técnica Juliane Moura; Marcel Botelho e Deyvison Gonçalves, respectivamente diretor presidente e diretor científico da FAPESPA; José Antônio Antonioni, presidente da Softsul; Kival Weber, coordenador executivo do MGPDI; e Anderson Costa, Cristina Machado, Luciana Ferreira, Rosane Melchionna e Tamiles Amorim, da equipe de Inovação responsável pela implementação, que detalhou as suas responsabilidades, o escopo do projeto, o cronograma de atividades e as pessoas de contato.

A implementação da qualificação compreende sete processos que possuem propósito e resultados esperados para cada etapa definidos nos Guias do Modelo, que são: Gestão de Ideias; Gestão da Inovação; Gestão de Projetos de PDI; Gestão da Colaboração; Gestão de Indicadores; Gestão da P&D; e Governança da PDI.

“Estamos entusiasmados com o início desta ação que é um novo serviço fornecido pela Fundação Guamá para as empresas da região. Em nossos projetos de inovação nós lidamos com empresas inovadoras em todas as áreas de conhecimento. Agora, as empresas podem contar com uma certificação que comprove que realmente são inovadoras e que sabem transformar as ideias em novos produtos ou serviços para o mercado. Com o apoio da FAPESPA, conseguimos iniciar esta trajetória de transformar a realidade das empresas paraenses.”, comenta Rodrigo Quites.

Marcel Botelho destaca que a parceria com a Fundação Guamá potencializa os resultados impulsionados pelo Governo do Pará ao aliar a capacitação com o fomento de iniciativas inovadoras. “Este projeto em parceria com a Fundação Guamá traz um importante incremento a todo esse esforço, pois a gestão da inovação é fundamental para uma empresa ter sucesso nos seus empreendimentos. Além do capital para o fomento dessas empresas, há a capacitação que proporciona uma melhora para essas iniciativas de base tecnológica”.

Marcelo Rocha de Sá, diretor executivo da Jambu Tecnologia, explica que a certificação beneficiará as empresas no desenvolvimento de boas práticas, proporcionando maior qualidade em suas áreas de atuação. “Com este apoio e parceria institucional buscamos consolidar nossa participação no mercado de tecnologias para Saúde com a plataforma DSAUDE mantida pela nossa spinoff, JambuLabs, além de soluções, appliances e serviços para Varejo, governo, soluções Bancárias e educação tecnológica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *