Fundação Guamá premia empresas em capacitação e pitch sobre o mercado internacional

adminNotícias0 Comments

O primeiro lugar foi conquistado pela empresa Ver-o-Fruto. Foto: Priscila Sousa / Ascom Fundação Guamá

A apresentação das empresas ocorreu nesta terça-feira, 12, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. Oito startups participaram da ação de internacionalização, e cinco do Pitch Day de forma presencial e online, e puderam compartilhar os conhecimentos recebidos durante a capacitação, realizada pela Fundação Guamá, no programa Inova Amazônia, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A capacitação para exportação é um processo contínuo, tem que seguir permanentemente, então hoje vamos fazer a seleção dos que tiveram as notas maiores, mas de maneira geral todos têm trabalhos excelentes, e todo esse networking que foi montado precisa  ser exercitado”, comenta Rodrigues Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, e  jurado na banca da apresentação.

As quatro melhores apresentações foram premiadas durante a programação. “Nós tivemos vários encontros e neles já começamos a avaliar as startups, então o resultado apresentado considerou a avaliação da banca e também a participação durante o processo de execução da ação de internacionalização”, explica Milkson Campelo, coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá.

O primeiro lugar foi conquistado pela empresa Ver-o-Fruto, que atua com a transformação de sementes em cosméticos. “Estou super feliz, toda experiência foi muito importante, o módulo trouxe excelentes profissionais para compartilhar conhecimentos com a gente. Foi muito enriquecedor cada momento e cada capacitação que tivemos”, declara Ingrid Teles, CEO da empresa.

Tatiana Iamamoto, CEO da startup Amazon Rhira, que trabalha com um dispositivo, utilizado nos veículos automotores, e que reduz a emissão de carbono na atmosfera, participou da apresentação. “Todo conhecimento agregou muito pra gente porque nosso foco é internacionalizar. Então a gente conseguiu fazer todo estudo de mercado através da internacionalização, nós gostamos muito”. A iniciativa conquistou a segunda colocação pelo desempenho nas atividades do módulo e no Pitch Day.

A ação de internacionalização foi desenvolvida nos meses de novembro e dezembro, fez parte da última fase do período de aceleração do programa Inova Amazônia. Os empreendimentos atendidos nessa etapa foram escolhidos a partir do perfil e do potencial para exportação. O módulo reuniu palestrantes de renome internacional e ofereceu aos participantes mais de vinte e oito horas de capacitação e mentoria, desenvolvimento pessoal e profissional, networking com mercado europeu e americano, a estruturação de um plano de negócio internacional, e também a possibilidade de outras conexões. “A gente vai contactar essas empresas, vou falar com alguns de nossos facilitadores, principalmente os que trabalham com essa parte de internacionalização para que a gente possa futuramente verificar cada modelo de negócio, já mais robusto, mais desenvolvido, e que tenham esse alinhamento de internacionalização, para que a gente possa fazer essa extensão, já deixo isso aberto para vocês, assim como todos os contatos compartilhados, tem meu contato também no que precisarem”, reforça Bonifácio Sena, responsável pela execução das atividades.

Parcerias para inovação

O Inova Amazônia é um programa do Sebrae, para fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental. A iniciativa busca potencializar o empreendedorismo na Amazônia Legal a partir da bioeconomia, reunindo o que há de mais inovador em sustentabilidade e atuando para promover o desenvolvimento territorial. A ação de internacionalização oferecida pelo programa e desenvolvida pela Fundação Guamá, apresenta o funcionamento de operações realizadas pelas empresas brasileiras com países distintos do Brasil, como: intercâmbio de bens e serviços, movimento de capitais, transferências de tecnologias, cooperação técnica, atuação com operações produtivas ou comerciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *