PCT Guamá recebe 3º Congresso de Meio Ambiente e Energias Renováveis no Ceamazon

adminEventos0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai sediar o 3º Congresso de Meio Ambiente e Energias Renováveis (CAMAER) no Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) nesta terça-feira (13), quarta-feira (14) e quinta-feira (15), a partir das 8h30.

O evento visa promover a interação técnico científica da comunidade acadêmica da região amazônica com o Brasil a partir da discussão sobre soluções ambientais e de energias renováveis.

Painéis com palestras, fórum e mesas redondas com pesquisadores e ministrantes de instituições nacionais fazem parte da programação.

Programação

Terça-feira, 13

8h 

Credenciamento. Convidados: SEMMA, FAPESPA, MAPA, SEMAS, UFRA, UFPA, ITEC, MÚTUA.

9h 

Cerimônia de abertura.

10h

Palestra Magna de abertura: “Saúde única e a interface da saúde humana com a saúde ambiental e animal: doenças e fatores socioeconômicos associados” – Dr. Denilson Feitosa – Diretor de vigilância em saúde da secretaria de estado de saúde do Pará.

11h

Coquetel de abertura do III CAMAER.

12h

Intervalo para almoço.

14h

Painel 1: “Emissões de gases e efeito estufa em reservatórios de Usinas hidrelétricas na Amazônia” – Prof. Dr. Marcelo Amorim – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

15h

Intervalo

15h30 às 17h

Painel 2: “Gestão territorial e florestal na Amazônia, para o desenvolvimento econômico ambiental” – Profa. Dra. Gracialda Ferreira – IDEFLORBIO.

Quarta-feira, 14

8h30

Painel 3: “Gerenciamento costeiro integrado na Amazônia: perspectiva e desafios” – Prof. Dr. Orleno Marques – IEPA.

10h 

Coffee Break.

10h30

Mesa Redonda: “Geotecnologias aplicadas ao desenvolvimento na Amazônia legal brasileira: inovações e desafios” – Dra. Andrea Coelho, SEMAS, e João Marcio, UFPA.

12h

Intervalo para almoço.

14h

Mesa Redonda: “Impactos ambientais em bacias hidrográficas na região metropolitana de Belém do Pará, Brasil” – Profa. Dra. Mariane Furtado, FAESA/UFPA, e Prof. Dr. Francisco Pessoa, FAESA/UFPA.

15:45h 

Intervalo.

16h às 17h30 

Fórum técnico: “Licenciamento ambiental na esfera municipal, estadual e federal e o desenvolvimento na Amazônia legal brasileira” – Eng. Amb. Ricelly Maia, SEMMAS Belém, e Dr. Marcelo Moreno, SEMAS/PARÁ.

Quinta-feira, 15

8h30 

Mesa Redonda: “A sustentabilidade e o processo de implantação de um sistema agroflorestal: O caso da indústria alimentícia Xingú Fruit”. – Eng. Ambiental Patrick de Oliveira Ramos, Eng. Amb. Mauro Dias Souza e o agricultor agroflorestal Rafael Modesto Barreto.

10h30 

Painel 4: “O papel do ministério público e o desenvolvimento sustentável na Amazônia” – Promotora do Ministério Público do estado do Pará Dra. Louise Severino.

12h

Intervalo para almoço.

14h

Painel 5: “Sistema de certificação Amazon: certificando um novo momento na Amazônia” – Prof. Dr. Jonas Castro – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

15h

Apresentação de trabalhos científicos na modalidade banner.

16h

Encerramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *