Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Semas e Fundação Guamá celebram Acordo de Cooperação para fortalecimento de políticas estruturais

Secretário Mauro O’de Almeida e Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá. Foto: Ascom Semas

A fim de fortalecer a ações desenvolvidas a partir da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), um Acordo de Cooperação foi assinado nesta sexta-feira, 2, entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá (Fundação Guamá). O Acordo de Cooperação prevê ainda o fortalecimento do Núcleo Permanente de Acompanhamento do Plano Amazônia Agora (NPAA). O instrumento foi assinado na ‘Casa Vicente’, prédio da Semas localizado no bairro de São Brás.

A cooperação agrega a Fundação à PEMC e ao PEAA como uma das entidades apoiadoras de políticas públicas para desenvolvimento sustentável no Pará. O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida ressalta a importância do apoio da Fundação aos projetos já desenvolvidos.

“É muito importante a colaboração do Parque de Ciência e Tecnologia do Pará para que a Fundação possa dar apoio a projetos institucionais e o monitoramento do nosso plano Amazônia Agora. É uma caminhada que já se iniciou há um tempo e a parceria para nós é muito importante porque nós acreditamos que o Parque de Ciência e Tecnologia é um caminho de institucionalidades para que a gente possa implementar melhor os projetos que foram gestados na Secretaria, mas que são para o Estado como um todo”, enfatizou Mauro O’de Almeida.

Por meio do AC a Fundação receberá recursos de doação do Instituto Clima e Sociedade (ICS) para sediar o Núcleo Permanente de Acompanhamento do Plano Amazônia Agora (NPAA). A assinatura vai ao encontro do empenho da Fundação em colaborar com a agenda ambiental do Pará, uma vez que, em 2020, a Fundação  promoveu a alteração estatutária para acolher demandas da área ambiental em seu rol de compromissos institucionais.

”O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá é o único Parque de Ciência e Tecnologia que efetivamente implantado aqui na Amazônia e nós estamos muito honrados em executar esse projeto com o objetivo de apoiar a tomada de decisão governamental nesse programa que tem uma importância significativa na área da sustentabilidade”, ressaltou o diretor presidente da instituição, Rodrigo Quites Reis.

PEAA – O Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) é a principal plataforma de ação para estabelecer um modelo de desenvolvimento social e econômico baseado na valorização de ativos ambientais, no Pará. O Plano mira a integridade da floresta e, ao mesmo tempo, o aumento da eficiência das cadeias produtivas e na melhoria das condições socioambientais no campo. O PEAA tem como objetivo central levar o Pará à neutralidade climática na área de “uso da terra e florestas” antes de 2036.

O Plano possui 7 eixos de atuação, dos quais quatro são principais e envolvem atividades de fiscalização e licenciamento aprimorados (“Comando e Controle”), atuando no combate aos crimes ambientais e na regulação ambiental de atividades econômicas; ordenamento territorial por meio do Programa Regulariza Pará, que acelera ações de regularidade fundiária, ambiental e sanitária; desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por intermédio do Programa Territórios Sustentáveis, que atua na assistência técnica e geração de crédito à produção rural sustentável; e financiamento ambiental de longo alcance, que tem como expoente o Fundo da Amazônia Oriental, para a captação de recursos que estimulem as ações estatais, da sociedade civil e do setor empresarial.

Fundação Guamá – A Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá (Fundação Guamá) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2009, por iniciativa de um grupo acadêmico multidisciplinar.  Tem como objetivo desenvolver, financiar e prestar assistência à pesquisa, à ciência, à tecnologia, à inovação, à sustentabilidade e à educação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, científico-tecnológico e a promoção do desenvolvimento sustentável no Pará e no Brasil.

Foi qualificada como Organização Social (OS) pelo Governo do Pará e pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, além de reconhecida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) desde 2021 pelo Ministério Público do Estado. A Fundação Guamá é a gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, e Centro de Inovações Aces Tapajós, em Santarém, executora técnica do StartUP Pará e Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) e co-executora do Centelha Pará e Age e Inova.

Por Aline Saavedra (SEMAS).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados