Fundação Guamá apresenta serviços inovadores do PCT na Feira Pará Negócios

adminNotícias0 Comments

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá apresentou suas iniciativas inovadoras na Feira Pará Negócios 2022, a maior do setor na região Norte, que ocorreu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, neste sábado (3) e domingo (4).

A Fundação Guamá, gestora do complexo, expôs em seu estande o portfólio de serviços que cada um dos 15 laboratórios possui, bem como empresas e startups instaladas no parque, como o  Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs/UFPA), Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA), Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e Perfil Consultoria somaram ao espaço.

Adelbaro Klautau Jr., professor doutor da UFPA e coordenador do núcleo de P&D em Telecomunicações, Automação e Eletrônica do PCT Guamá, participou de um debate sobre a “Introdução à Tecnologia 5g e Oportunidades de Novos Negócios em Cidades Inteligentes”. Fizeram parte da mesa Sérgio Gluck Paul, Senior Manager da operadora TIM e Antônio Batista, Coordenador da Câmara Setorial de Tecnologia & Inovação da Associação Comercial. A discussão foi conduzida por Milksom Campelo, coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá.

A professora Dra. da UFPA Márcia Athayde, diretora da Perfil, ministrou a palestra “Holding Patrimonial: Planejamento Sucessório e Proteção Patrimonial para Empreendedores de Sucesso”.

“O Labtecs trabalha com uma tecnologia inovadora, chamada Tecnologia Supercrítica que utiliza  solvente verde para obtenção de bioativos extraídos da biodiversidade Amazônica. A tecnologia pode ser aplicada em escala de laboratório, piloto e industrial. Portanto, podemos verticalizar os produtos da Amazônia agregando valor e gerando empregos. Os produtos produzidos podem ser aplicados nas indústrias de alimentos, cosméticos e farmacêutica, por exemplo. Isso abre um grande leque de oportunidades para o Estado do Pará” explicou o professor Dr. Raúl Carvalho, coordenador do Labtecs, que recebeu o público no estande da Fundação.

Um dos visitantes do estande foi Gilson da Silva, professor de Economia da UFPA. “Fico animado com os desenvolvimentos e resultados apresentados aqui. Como pesquisador na Amazônia, tenho muito interesse em iniciativas que agregam valor de maneira sustentável. O PCT Guamá é um referência internacional e isso é fundamental para a região, que passa a ser percebida como um local de conhecimento, inovações e oportunidades em diferentes escalas e segmentos”, comentou.

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, enfatizou que a Pará Negócios oportuniza a apresentação à comunidade de negócios de todos os serviços desenvolvidos pelas empresas instaladas no PCT Guamá. “Um evento que possibilita tratar das tecnologias e produtos para as áreas de telecomunicações, alimentos, sustentabilidade que podem chegar no mercado de maneira mais fácil, em um ambiente concentrado”, explicou.

Sobre a Fundação Guamá

A Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá (Fundação Guamá) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2009, por iniciativa de um grupo acadêmico multidisciplinar.

Tem como objetivo desenvolver, financiar e prestar assistência à pesquisa, à ciência, à tecnologia, à inovação, à sustentabilidade e à educação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, científico-tecnológico e a promoção do desenvolvimento sustentável no Pará e no Brasil.

Foi qualificada como Organização Social (OS) pelo Governo do Pará e pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, além de reconhecida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) desde 2021 pelo Ministério Público do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *