Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Fundação Guamá apresenta serviços inovadores do PCT na Feira Pará Negócios

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá apresentou suas iniciativas inovadoras na Feira Pará Negócios 2022, a maior do setor na região Norte, que ocorreu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, neste sábado (3) e domingo (4).

A Fundação Guamá, gestora do complexo, expôs em seu estande o portfólio de serviços que cada um dos 15 laboratórios possui, bem como empresas e startups instaladas no parque, como o  Laboratório de Tecnologia Supercrítica (Labtecs/UFPA), Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA), Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e Perfil Consultoria somaram ao espaço.

Adelbaro Klautau Jr., professor doutor da UFPA e coordenador do núcleo de P&D em Telecomunicações, Automação e Eletrônica do PCT Guamá, participou de um debate sobre a “Introdução à Tecnologia 5g e Oportunidades de Novos Negócios em Cidades Inteligentes”. Fizeram parte da mesa Sérgio Gluck Paul, Senior Manager da operadora TIM e Antônio Batista, Coordenador da Câmara Setorial de Tecnologia & Inovação da Associação Comercial. A discussão foi conduzida por Milksom Campelo, coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá.

A professora Dra. da UFPA Márcia Athayde, diretora da Perfil, ministrou a palestra “Holding Patrimonial: Planejamento Sucessório e Proteção Patrimonial para Empreendedores de Sucesso”.

“O Labtecs trabalha com uma tecnologia inovadora, chamada Tecnologia Supercrítica que utiliza  solvente verde para obtenção de bioativos extraídos da biodiversidade Amazônica. A tecnologia pode ser aplicada em escala de laboratório, piloto e industrial. Portanto, podemos verticalizar os produtos da Amazônia agregando valor e gerando empregos. Os produtos produzidos podem ser aplicados nas indústrias de alimentos, cosméticos e farmacêutica, por exemplo. Isso abre um grande leque de oportunidades para o Estado do Pará” explicou o professor Dr. Raúl Carvalho, coordenador do Labtecs, que recebeu o público no estande da Fundação.

Um dos visitantes do estande foi Gilson da Silva, professor de Economia da UFPA. “Fico animado com os desenvolvimentos e resultados apresentados aqui. Como pesquisador na Amazônia, tenho muito interesse em iniciativas que agregam valor de maneira sustentável. O PCT Guamá é um referência internacional e isso é fundamental para a região, que passa a ser percebida como um local de conhecimento, inovações e oportunidades em diferentes escalas e segmentos”, comentou.

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, enfatizou que a Pará Negócios oportuniza a apresentação à comunidade de negócios de todos os serviços desenvolvidos pelas empresas instaladas no PCT Guamá. “Um evento que possibilita tratar das tecnologias e produtos para as áreas de telecomunicações, alimentos, sustentabilidade que podem chegar no mercado de maneira mais fácil, em um ambiente concentrado”, explicou.

Sobre a Fundação Guamá

A Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá (Fundação Guamá) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2009, por iniciativa de um grupo acadêmico multidisciplinar.

Tem como objetivo desenvolver, financiar e prestar assistência à pesquisa, à ciência, à tecnologia, à inovação, à sustentabilidade e à educação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, científico-tecnológico e a promoção do desenvolvimento sustentável no Pará e no Brasil.

Foi qualificada como Organização Social (OS) pelo Governo do Pará e pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, além de reconhecida como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) desde 2021 pelo Ministério Público do Estado.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados