Tecnologia da Informação é destaque em seminário de Segurança do Trabalho

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O uso da tecnologia da informação na saúde e segurança no trabalho foi discutido no evento. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Dr. Celso Malcher, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, realizou, nesta terça (22) e quarta-feira (23), seu III Seminário de Segurança no Trabalho, que teve como tema o uso da tecnologia de informação na saúde e segurança no trabalho. O evento, que é o maior do estado entre as escolas técnicas, tem como objetivo promover a interação dos alunos para desenvolver competências pertinentes a área. Durante os dois dias, discentes e professores de diversas EETEPAs participaram de uma série de palestras, cursos e oficinas.

O curso técnico em Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas e públicas. Tem como função aplicar normas técnicas de procedimentos de segurança, resolver questões envolvendo saúde e higiene, e preservação da integridade física dos funcionários, fazer cumprir com as exigências legais e gerenciar os riscos das atividades na prevenção de acidentes.

“Todos os inscritos, inclusive de outras EETEPAs, frequentaram o seminário. Isso nos dá a dimensão da adesão devido o interesse que a área desperta. Neste seminário, os alunos foram ativos na organização do evento, o que dá a eles envolvimento não somente com o que é estudado, mas com outras expertises necessárias, como o planejamento”, comenta Marília Cristina da Costa, coordenadora do curso de Segurança do Trabalho e do seminário.

Deivid Mendes, aluno de Segurança do Trabalho, comenta sobre a importância do seminário e tema central. “Eventos como esse são importantes porque nos colocam em contato com profissionais da área, que nos apresentam novidades. A tecnologia da informação é um recurso importante, já que melhora a qualidade do trabalho, além de dar mais segurança ao profissional, como em casos que drones são usados, por exemplo. Algumas situações são perigosas e o uso da tecnologia nos preserva sem que haja piora de desempenho”.

O aluno é residente em Barcarena e conta sobre a relação que tem com a escola. “Demoro três horas todos os dias a cada ida e volta para casa. O que a escola nos proporciona me motiva a continuar. É difícil, mas vale a pena. Permanecer aumenta minhas chances na área que escolhi atuar. Aqui, tenho tudo o que preciso, ótima estrutura, excelentes professores e apoio sempre que preciso”.

A EETEPA Dr. Celso Malcher oferece ensino médio integrado com cursos técnicos. Os alunos contam atividades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), como introdução de geração de energia solar, biossegurança e lógica de programação. A unidade faz parte da integração do ensino médio regular com a educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

O ingresso é feito através de um Processo Seletivo Seriado (PSS). Caso todas as vagas não sejam preenchidas, a Sectet abre matrículas diretamente na secretaria da escola. O Edital do PSS é publicado no site da Sectet.

Reconhecimento – A EETEPA Dr. Celso Malcher conquistou o primeiro lugar, na categoria serviços, do prêmio Inova Servidor, da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O Gamificação, metodologia que usa a lógica dos games na educação para tornar o aprendizado mais atrativo, tem como principal objetivo promover ações didático-pedagógicas inovadoras na formação de professores e alunos da EETEPA. O projeto visa adquirir conhecimentos e dar soluções para problemas específicos no ambiente da instituição.

Em setembro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que a escola foi a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na Região Metropolitana de Belém, e a sexta no Pará com nota 4.6, entre as escolas públicas estaduais e federais.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com a finalidade avaliar a qualidade do aprendizado nacional e criar metas para melhorar o ensino nas escolas.

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