Novo núcleo do PEIEX no Pará é capacitado pela Apex Brasil

adminNotícias0 Comments

Na tarde desta segunda-feira, 6, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) iniciou a capacitação do núcleo local do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). A capacitação, conduzida pelos analistas de negócios internacionais Maíra Rodrigues e Ulisses Medeiro de Araújo Júnior, prossegue até o dia 9 de junho de 2016 e tem o objetivo de orientar a equipe sobre a metodologia utilizada no programa e alinhar a estratégia local com os objetivos nacionais do PEIEX.

O núcleo do PEIEX em Belém é fruto de parceria entre a Apex-Brasil e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), e deve atender cerca de 150 empresas nos próximos 24 meses. “Esse é um novo momento para o PEIEX aqui no estado do Pará. A nossa expectativa é realmente capacitar essas empresas que o grupo identificar como potencial para exportação, preparando-as para o mercado externo e para as ações de promoção comercial que a Apex-Brasil realiza fora do país”, relata Ulisses Medeiros de Araújo Junior, analista de negócios internacionais da Apex-Brasil.

A nova fase do núcleo PEIEX no Pará começou no mês de junho, com contatos e reuniões com empresas que apresentam perfil exportador e potenciais parceiros do programa.  Para inscrever a empresa no PEIEX o empresário deve contatar o Núcleo Operacional no e-mail peiex.monitor@fundacaoguama.org.br.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é um programa de qualificação de empresas para exportação. Aos participantes são oferecidas, de forma gratuita, diagnósticos da capacidade de exportação de cada companhia que apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Além de promover a cultura exportadora, o PEIEX tem o objetivo de incrementar a competitividade internacional das empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses, por setor, e as empresas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das mudanças, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

 

A Apex-Brasil operacionaliza o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa, e disponibiliza cerca de 40 núcleos operacionais, que hospedam os profissionais especializados, localizados em 14 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Pará e Rio de Janeiro.

 

Sobre o PCT Guamá

Construído em Belém, em uma área de 73 ha numa área cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.  A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet). O PCT Guamá abriga iniciativas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon); o Laboratório de Alta Tensão; o Laboratório da Qualidade do Leite; e o Espaço Inovação, prédio que reúne laboratórios de ponta e empresas de base tecnológica.

 

*Com informações do Portal Apex-Brasil

Por Juliane Frazão

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *