Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá faz conexão com centros de inovação da Europa e América do Sul

O PCT Guamá é membro do IASP, maior ecossistema de inovação do mundo

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá criou canais de cooperação com centros de inovação da Europa e América do Sul em busca de prospecção de suas iniciativas. Em setembro, o complexo foi visitado por Miguel Torres, pesquisador chileno da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, ligada à Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), e, em outubro, por Pilar Ortega, delegada no Brasil da Agência Espanhola de Inovação (CDTI), enquanto visitou a ZEDE Del Litoral, em Guayaquil, Equador. Os contatos fazem parte da estratégia da Fundação Guamá, organização gestora do Parque, em estabelecer parcerias que viabilizem oportunidades ao complexo, seus residentes e associados.

Torres cumpriu agenda em Belém em nome do governo chileno. Visitou o PCT Guamá para conhecer suas instalações, política de desenvolvimento e iniciativas para levar seu modelo à discussão em Santiago, Chile. O país pretende incluir suas zonas tecnológicas à Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP).

Por sua vez, a delegada do CDTI conheceu o Laboratório de Tecnologia Supercrítica (LABTECS), que manipula compostos e desenvolve produtos a partir de matérias-primas; A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), que possui seu escritório regional Norte sediado no PCT Guamá e é responsável pelo financiamento e gestão de projetos no Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre; e no escritório de inovação do Banco do Estado do Pará (Banpará) localizado no PCT Guamá, onde foi apresentada ao BioinovaTech, programa estratégico destinado a promover a inovação como meio para o avanço acelerado e sustentável da Amazônia.

“Os projetos que vi têm potencial, em especial o LABTECS, que apresentou uma boa maturidade para alcançar colaboração. O interesse que o professor Raul Carvalho demonstrou em internacionalizar é fundamental para otimizar a produção e alcançar novos níveis de escala, qualidade e diversidade de produto. É preciso continuar investindo em pesquisa, sobretudo na Amazônia, que nos mostra um futuro promissor em desenvolvimento sustentável”, afirmou Ortega.

O LABTECS despertou o interesse do CDTI espanhol. Foto: Bruno Cecim / Agência Pará

Em viagem de interesse particular ao Equador, o diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, aproveitou a oportunidade para visitar a Zona Econômica Especial ZEDE del Litoral, em Guayaquil. Na instituição as áreas de indústrias, logística, transferência e desagregação de tecnologia são os focos do ecossistema. O encontro foi uma busca de cooperação em projetos afins.

“Foi a primeira oportunidade de visitarmos um parque tecnológico após a entrada do PCT Guamá como membro efetivo da Associação Internacional dos Parques, a  IASP. A ZEDE del Litoral também é membro da IASP, e pude conhecer seus projetos de apoio a grandes empreendimentos inovadores equatorianos nas áreas de alimentos e produção de equipamentos eletrônicos. Identificamos oportunidades de cooperação principalmente relacionadas com a exploração de recursos naturais e as cadeias de mineração e petróleo que estão se estabelecendo na região amazônica do Equador”, comenta Quites.

Para o presidente da ZEDE del litoral, Sérgio Flores, “encontros como este abrem uma série de oportunidades para cooperação e negócios entre os parques tecnológicos da América Latina, já que o intercâmbio científico é muito importante para pensar em parcerias em diversas áreas de atuação na Amazônia, como a farmacêutica, biotecnológica e mineral, por exemplo”.

Referência na tríplice fronteira amazônica

O PCT Guamá, representado pelo diretor presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, fez a conferência de abertura do Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (PaCTAS), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Benjamin Constant, Amazonas, na última semana de outubro.

A conferência “Parque de Ciência e Tecnologia Guamá: um instrumento do desenvolvimento econômico sustentável do estado do Pará” apresentou a experiência do PCT desde sua implantação sobre o empreendedorismo e inovação na Amazônia.

O evento foi organizado pela equipe do Projeto de Implementação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões da UFAM, que pretende implantar um complexo na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru e que tem o PCT Guamá como referência.

Membro da IASP

Em 2022 o PCT Guamá se tornou membro da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), organização não governamental independente, sem fins lucrativos, líder de ecossistemas de inovação em todo o mundo. Conta com 350 membros e mais de 115 mil empresas em 78 países. A IASP possui status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e é responsável por coordenar uma rede de gestores de parques de ciência, tecnologia e pesquisa, e distritos de inovação, com o intuito de potencializar novos negócios a membros e suas empresas.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados