Projeto incentiva exposição de produtos brasileiros nos mercados nacional e internacional

adminNotícias0 Comments

 

Com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, a Associação comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) promovem a Chama Empreendedora, projeto que permitirá que produtos de diferentes locais do Brasil sejam incluídos em catálogos e participem de exposições no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. Os interessados em participar devem acessar o link e realizar o autodiagnostico.

Para estimular a capilaridade do programa, a ACRio e a CACB promovem o circuito Chama Empreendedora, evento que vai percorrer 16 associações comerciais presentes em capitais brasileiras, divulgando o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Projeto Sebrae no Pódio, do Sebrae Nacional, e o Programa Exporta Fácil dos Correios.  A iniciativa contará com diagnóstico da realidade local, desafios, potencialidades e tendências globais, workshops e consultoria para capacitação e qualificação das empresas. A capital paraense receberá o circuito no dia 28 de abril.

Com base no mapeamento e cadastros realizados durante o circuito da Chama serão selecionados, em conjunto com o MDIC, empresas e produtos para a composição de um catálogo físico, para exposição de produtos brasileiros em mercados nacionais e internacionais. A relação contará com resumo do perfil do estado (histórico e potencial de exportação) e lista de empresas por estado (com perfil da empresa e especificação do produto).

Os produtos selecionados serão expostos em área privilegiada no Museu do Amanhã, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, durante e após os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, atraindo a atenção de turistas, jornalistas e empresários que visitarão o país por conta do grande evento esportivo.

Além do catálogo físico, a Chama Empreendedora irá selecionar empresas e produtos para a composição do catálogo virtual, que será disponibilizado em uma aba do projeto no portal Vitrine do Exportador (VE), do Governo Federal. Atualmente, 20 mil exportadores de bens e cerca de 9 mil exportadores de serviços participam da VE, cuja base de dados é atualizada mensalmente.

Gestão da Chama Empreendedora – A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e a CACB são responsáveis pela articulação dos parceiros nacionais, organização do projeto, promoção do programa e integração das atividades, mobilização das Associações Comerciais locais e facilitação dos eventos colocando a rede local como protagonista do processo.

Programas de Exportação

Exporta Fácil – Caracteriza-se por facilitar o envio de remessas postais ao exterior. Ou seja, em qualquer ponto do território nacional, é possível ter acesso ao mercado externo, ao confiar aos Correios a remessa das mercadorias. Foi criado pensando em dar suporte ao processo de internacionalização das empresas de pequeno e médio porte ou mesmo a exportadores esporádicos. Cerca de 90% das remessas se referem às pequenas e médias empresas.

Sebrae no Pódio – Convenio de cooperação técnica entre Sebrae e Comitê Organizador Rio 2016 para contratação das empresas fornecedoras de produtos e serviços para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O objetivo é auxiliar as micro e pequenas empresas a participarem das oportunidades de negócios que são geradas por ocasião de megaeventos esportivos.

PNCE – O Plano Nacional de Cultura Exportadora foi criado com o objetivo de aumentar e qualificar a base exportadora através do desenvolvimento e difusão da cultura exportadora nos estados, por meio da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior. O plano é uma ação integradora, que se realiza por meio de uma trilha de internacionalização das empresas.

Maiores esclarecimentos através do e-mail chamaempreendedora@acrj.org.br

Com informações da Ascom ACRio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *