PCT Guamá recebe INFODAY BELÉM, com oportunidades para a pesquisa e parcerias internacionais.

adminNotícias0 Comments

Capacitar pesquisadores e outros profissionais de inovação do Brasil, para que participem de editais do Horizonte 2020 (H2020) – programa de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da União Europeia, foi o objetivo do evento Incobra InfoDay, realizado na última segunda-feira (25), em Belém. Organizado pelo Incobra (Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation Between Brazil and the European Union), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e o Programa de Incubação de Empresas (Piebt), da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), o evento teve mais de 80 participantes, incluindo pesquisadores, empresários e agentes de inovação do Estado.

A programação foi conduzida por representantes da Comissão Europeia, Euraxxes e do Incobra, e dividida entre apresentações do projeto Incobra e dos Programas Horizonte 2020 e Enrich Brazil. Contou, também, com treinamentos sobre oportunidades de participação e estratégias para encontrar parceiros internacionais.

Para Ana Carolina Gomes, palestrante do evento e consultora internacional da União Europeia, “a participação da Amazônia é de extrema importância, uma vez que a intenção é empoderar os agentes de pesquisa com essa carga de informações extremamente rica sobre os programas de cooperação, procurando selecionar chamadas bem específicas e trazendo um tutorial completo sobre como isso pode ser feito”.

Experiência – O evento também contou com a participação do presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, que compartilhou a experiência de participar de projetos em parceria com a União Europeia. “Tivemos a aprovação recente do Projeto Novel Enablers for Cloud Slincing – Necos, que busca investigar e propor soluções inovadoras para desafios no provisionamento e gerenciamento de serviços baseados na Nuvem. O Horizonte 2020 significa a oportunidade de cooperação com pesquisadores europeus e o incentivo à geração de ideias inovadoras e de impacto, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias”, ressaltou o gestor do PCT Guamá, para quem “este evento é um ganho para o Estado e para nossos pesquisadores, que recebem a oportunidade de tratar sobre linhas de financiamento disponíveis, formas de mapear essas oportunidades, e a submeterem a propostas potenciais para o Programa Horizonte 2020, além das oportunidades de networking”.

O Horizonte 2020 é um dos programas da União Europeia para Pesquisa e Inovação (P&I), que possui várias modalidades de investimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Durante a programação, Goradz Weiss, gerente de Projetos, explicou em detalhes o programa e falou sobre a escolha dos temas, frisando a linha horizontal de pesquisa e a importância de temas de impacto social no mercado.

“Foi muito importante ver o interesse do público nessas afirmativas que o evento trouxe. E, ao mesmo tempo, é de extremo interesse da Europa cooperar com as pesquisas realizadas na Amazônia. Temas relacionados à biodiversidade, matérias-primas, minerais, saúde, ciências humanas, entre diversos outros, sempre tiveram linhas de estudo único na região”, argumentou Goradz Weiss.

Oportunidades – Laura Maragna, especialista em Ciência Política e agente da delegação da UE no Brasil, acredita que “a região tem um grande potencial, e o maior objetivo do evento é mostrar que existem várias oportunidades de realizar cooperações por meio desses programas, não somente com a Europa, mas com o mundo todo. Cada estado tem suas particularidades, e acreditamos muito no valor que a comunidade científica brasileira pode agregar a esses projetos colaborativos”.

Instituições paraenses também foram representadas no evento. Para Maria Amélia Enriquez,  secretária adjunta de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, o evento representou um ótima oportunidade para que pesquisadores paraenses consigam avançar em suas pesquisas e intercâmbio. “Dentro de um cenário onde o Brasil anda retraído nos seus investimentos para a pesquisa, tratarmos sobre oportunidades de parcerias com a União Europeia é um ganho, tanto para nós, pesquisadores, quanto para todo o Estado”, afirmou.

Com informações da ascom Universitec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *