Empresa de tecnologia do PCT Guamá cria game sobre eleições para o TRE Pará

adminNotícias0 Comments

O game “Dia E” foi lançado nesta quinta-feira, 20, pelo Tribunal Eleitoral do Pará, durante sessão administrativa. A ferramenta tecnológica orienta, de maneira lúdica, as regras do dia da eleição. No jogo, os participantes desenvolvem atividades interativas sobre a documentação necessária para votar, e os comportamentos permitidos ou proibidos no dia do pleito. Com os acertos, o jogador avança de fase, até alcançar pontuação máxima.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa Inteceleri, instalada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, PCT Guamá. “A gente topou de cara, porque a gente entende a contribuição da tecnologia nesse processo educacional da eleição, então foi muito satisfatório contribuir com as nossas habilidades. Criamos esse aplicativo inicialmente como foco na juventude, então o game traz muito essa proposta de ambiente onde você se diverte e aprende”, declara Walter.

A empresa de tecnologia para educação foi a primeira instalada no parque, e segundo o diretor do PCT Guamá, Rodrigo Quites, é reconhecida pelo portfólio de soluções na área da educação. “Ficamos muito sensibilizados com a escola de justiça eleitoral, quando nos procurou do ponto de vista da educação dos alunos, dos jovens, para que possam entender esse processo democrático, o uso das urnas eletrônicas, e todo rito eleitoral. Então nesse sentido, nós recebemos esse desafio do TRE e a partir daí conectamos com a empresa do parque”, declara.

Aplicativo é resultado de acordo de cooperação

A proposta para a criação do game ocorreu por meio de acordo de cooperação entre o Tribunal e a Inteceleri, sendo o primeiro de três games que serão produzidos com foco na cidadania. “Nosso game foi pensado já algum tempo, foi gestado há alguns meses, gestado primeiro em pensamento, e depois claro, com uso da inteligência humana, ele gestado e aconteceu. Então é com grande alegria com grande alegria que hoje comunico que o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, já possui seu primeiro game, chamado Dia E, representando o dia das eleições, utilizando com personagens de programas de cidadania da Escola Judiciária, do eleitor do futuro e te liga jovem”, reforça a desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do tribunal.

O aplicativo foi desenvolvido em equipe por profissionais da empresa convidada, da Escola Judiciária Eleitoral e do Laboratório de Inovação do TRE, “Isso é a primeira etapa, de uma parceria, outros desafios, trabalhos serão realizados com as mentes brilhantes que estão no parque, e que tive a alegria de visitar. Fiquei muito feliz em saber que temos um espaço desse de inovação, de gestão dentro do nosso estado”, comenta Elaine Santana, coordenadora da Escola judiciária. O game já está disponível na intranet, internet e redes sociais do Tribunal e logo estará disponível nas lojas Play Store.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *