Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Comitê consultivo do PEIEX avalia resultados positivos em reunião no PCT Guamá

Em um prazo de dois anos, 50% da meta foi atingida com nove meses de atividade. Foto: Sérgio Moraes / Ascom Fundação Guamá

Avaliar resultados e definir ações para otimizar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Pará e Amapá. Este foi o objetivo da reunião do conselho consultivo do programa que ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) na sala de treinamento do Espaço Empreendedor do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, onde fica localizado o Núcleo Belém e polo Macapá do PEIEX.

Estiveram na avaliação representantes da Fundação Guamá, PEIEX, Apex-Brasil, Receita Federal, Correios, Banpará, Sectet, Uepa e Unama.

Há cinco anos a Fundação Guamá é a responsável pelo programa PEIEX de qualificação à exportação para os empreendimentos paraenses, onde já capacitou 295 empresas, e chegará a 420 até o final de 2024. 

Milksom Campelo, coordenador do PEIEX Pará e Amapá e de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, aponta que os resultados apresentados são possíveis a partir do suporte qualificado. “Conseguimos nessa terceira versão do PEIEX, avanços significativos para as empresas paraenses e amapaenses, que além de se qualificarem e almejarem mercados internacionais, fazem isso com suporte técnico e tecnológico qualificado aos seus produtos e serviços, de forma inovadora a partir de potencialidades da amazônia, produzindo de forma orientada, trazendo desenvolvimento para a região”.

“Os resultados são animadores, porém não apenas em relação aos índices, mas, sobretudo, em relação ao envolvimento dos empreendedores que contam com o PEIEX. O desempenho deles melhora conforme o avanço das capacitações, e, em decorrência disso, os índices tornam-se positivos. A Fundação Guamá, bem como o PCT Guamá, são fundamentais nesse processo porque atuam com suas expertises, como pesquisa, o que impulsiona a tração desses empreendimentos”, comentou Essio Lanfredi, representante da Apex Brasil na região Norte.

Leonardo Rodrigues, gestor de núcleos do PEIEX, aponta que o programa resistiu às dificuldades atravessadas nos últimos dois anos. “É gratificante constatar que as metas estão sendo alcançadas, apesar dos obstáculos. Em um prazo de dois anos, 50% da meta foi atingida com nove meses de atividade, mesmo com desafios como a pandemia, que nos atingiu em diferentes frentes e escalas. Nos anima ver que empreendedores da Amazônia estão se engajando e persistindo, gerando empregos e renda”.

Sobre o PEIEX

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

Para ingressar no PEIEX basta manifestar o interesse pelo contato monitor.peiex.pa@fundacaoguama.org.br ou solicitar atendimento presencial no núcleo Pará, temporariamente na 207 do Espaço Empreendedor do PCT Guamá, Av. Perimetral, km 01, S/N – Guamá.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados