Inovação de residente do PCT Guamá promove aprendizado de jovens com a Justiça Eleitoral

adminNotícias0 Comments

O jogo será mobile e estará disponível para smartphones Android / Imagem: Getty Images

Promover a maior interação e, consequentemente o aprendizado, principalmente de crianças e jovens sobre a Justiça Eleitoral. Esse foi um dos objetivos do Acordo de Cooperação Técnica e o respectivo Plano de Trabalho assinado entre o TRE do Pará e a empresa Interceleri Tecnologia para Educação Ltda, residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na tarde da última terça-feira (20), no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na sede do Tribunal.

O acordo foi assinado pela presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento e o diretor da empresa, Walter Oliveira Júnior e contou com a presença do secretário de Planejamento do TRE, Sandro Borges; da coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Elaine Santana; da assessora da Ouvidoria do TRE, Valéria Fontelles, entre outros.

A primeira ação, com lançamento previsto para o segundo turno das eleições, será o desenvolvimento de um jogo mobile disponível para smartphones Android que irá mostrar os passos que precisam ser seguidos para votar corretamente no pleito.

“O TRE procurou o PCT Guamá e o professor Rodrigo Quites nos indicou pelo que a demanda exigia. O trabalho é voluntário e o objetivo é criar um trajeto educacional e gameficado sobre o processo eleitoral. Faremos um jogo no qual o  usuário segue um caminho até a urna eletrônica e se depara com situações que lhe farão aprender sobre o pleito”, explica Walter Oliveira Junior, CEO da Inteceleri.

Sobre a parceria, a presidente do Tribunal ressaltou que “sempre tive um sonho de trazer essa tecnologia para alcançar a juventude e trazê-la para dentro do Tribunal, que sempre foi muito inovador”.

Para a coordenadora da EJE, a ideia dessa parceria é “justamente unir a pesquisa a cidadania”, proporcionando um maior conhecimento sobre a Justiça Eleitoral ao eleitor do futuro, por meio da tecnologia, que é capaz de transformar os antigos jogos de tabuleiro em games para atrair ainda mais a atenção de crianças e jovens. A parceria visa o desenvolvimento de “jogos, aplicativos e um ambiente de gamificação de educação política e cidadã, eleições, crimes eleitorais, direitos e garantias dos eleitores promove a aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade, em especial com o futuro eleitorado e jovens eleitores”, informa o texto do acordo.

Sobre a Inteceleri

A Inteceleri é uma empresa voltada para a criação de projetos, soluções e ferramentas que visam a melhoria da qualidade da educação, em especial do Ensino Básico. São reconhecidos pelo Google como Google Partner for Education e possuem cerca de 70 mil alunos e 6 mil professores participantes dos seus projetos. Seus projetos de destaque são o Matematicando, Geometa e o MiritiBoard.

Com informações de Alexandra Cavalcanti (Ascom TRE do Pará).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *