Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Inovação de residente do PCT Guamá promove aprendizado de jovens com a Justiça Eleitoral

O jogo será mobile e estará disponível para smartphones Android / Imagem: Getty Images

Promover a maior interação e, consequentemente o aprendizado, principalmente de crianças e jovens sobre a Justiça Eleitoral. Esse foi um dos objetivos do Acordo de Cooperação Técnica e o respectivo Plano de Trabalho assinado entre o TRE do Pará e a empresa Interceleri Tecnologia para Educação Ltda, residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, na tarde da última terça-feira (20), no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na sede do Tribunal.

O acordo foi assinado pela presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento e o diretor da empresa, Walter Oliveira Júnior e contou com a presença do secretário de Planejamento do TRE, Sandro Borges; da coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Elaine Santana; da assessora da Ouvidoria do TRE, Valéria Fontelles, entre outros.

A primeira ação, com lançamento previsto para o segundo turno das eleições, será o desenvolvimento de um jogo mobile disponível para smartphones Android que irá mostrar os passos que precisam ser seguidos para votar corretamente no pleito.

“O TRE procurou o PCT Guamá e o professor Rodrigo Quites nos indicou pelo que a demanda exigia. O trabalho é voluntário e o objetivo é criar um trajeto educacional e gameficado sobre o processo eleitoral. Faremos um jogo no qual o  usuário segue um caminho até a urna eletrônica e se depara com situações que lhe farão aprender sobre o pleito”, explica Walter Oliveira Junior, CEO da Inteceleri.

Sobre a parceria, a presidente do Tribunal ressaltou que “sempre tive um sonho de trazer essa tecnologia para alcançar a juventude e trazê-la para dentro do Tribunal, que sempre foi muito inovador”.

Para a coordenadora da EJE, a ideia dessa parceria é “justamente unir a pesquisa a cidadania”, proporcionando um maior conhecimento sobre a Justiça Eleitoral ao eleitor do futuro, por meio da tecnologia, que é capaz de transformar os antigos jogos de tabuleiro em games para atrair ainda mais a atenção de crianças e jovens. A parceria visa o desenvolvimento de “jogos, aplicativos e um ambiente de gamificação de educação política e cidadã, eleições, crimes eleitorais, direitos e garantias dos eleitores promove a aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade, em especial com o futuro eleitorado e jovens eleitores”, informa o texto do acordo.

Sobre a Inteceleri

A Inteceleri é uma empresa voltada para a criação de projetos, soluções e ferramentas que visam a melhoria da qualidade da educação, em especial do Ensino Básico. São reconhecidos pelo Google como Google Partner for Education e possuem cerca de 70 mil alunos e 6 mil professores participantes dos seus projetos. Seus projetos de destaque são o Matematicando, Geometa e o MiritiBoard.

Com informações de Alexandra Cavalcanti (Ascom TRE do Pará).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados