Escola pública, localizada no PCT Guamá, é destaque na avaliação do Ideb

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Com o resultado, a instituição retorna ao ranking após dez anos

A Escola de Ensino Técnico do Pará Dr. Celso Malcher, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na Região Metropolitana de Belém, e a sexta no Pará com nota 4.6, entre as escolas públicas estaduais e federais. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 21, pelo Ministério da Educação.

Com o resultado, a instituição retorna ao ranking após dez anos. “É com muita satisfação, orgulho e sentimento de dever cumprido que recebemos essa grande notícia, nossa escola está em festa. Esse destaque só fortalece ainda mais nosso trabalho, quero parabenizar todos os nossos professores, principalmente nossa equipe de português e matemática por toda dedicação e entrega”, declara Andrey Rabelo, diretor da instituição.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, com a finalidade avaliar a qualidade do aprendizado nacional e criar metas para melhorar o ensino nas escolas. O índice é um indicador importante para monitorar a qualidade da educação, sendo calculado a partir de componentes como: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. O Ideb avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

Marcelo Gomes, professor da instituição, explica que o resultado é fruto de um esforço coletivo focado nos alunos. “Professores e alunos se uniram em torno dos mesmos objetivos educacionais. Manter o ritmo com as imposições em decorrência da pandemia foi um desafio que só poderia ser superado com trabalho em equipe. “As aulas remotas funcionaram assim como o regime híbrido, depois da reabertura. Alunos que não tinham equipamento, como computador, celular e tablet, e internet estável conseguiram performar melhor com a retomada, já que a escola é bem estruturada”.

Diferenciais na metodologia de ensino

Inaugurada em 2018, a escola Dr. Celso Malcher desenvolve suas atividades utilizando um sistema de aprendizado científico, o STEM, que significa Science, Tecnology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), um tipo de metodologia que integra as disciplinas educacionais. Trata-se de um conceito inovador de educação. Os programas de aprendizados baseados neste modelo propõem aumentar o interesse dos alunos para seguirem carreiras nessas áreas. É uma forma de aprendizado que combina o ensino tradicional em sala com atividades digitais e práticas, para que os alunos tenham diferentes experiências no aprendizado e na resolução de problemas.

A instituição técnica oferece ensino médio integrado com cursos técnicos como administração, alimentos, informática, informática para internet, meio ambiente e segurança do trabalho, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. Os alunos contam ainda com atividades de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), como introdução de geração de energia solar, biossegurança e lógica de programação. A unidade faz parte da integração do ensino médio regular com a educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

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