Cerimônia encerra atividades do 1º ciclo do programa Peiex – Núcleo Belém

adminNotícias1 Comment

 Após dois anos de operação, de junho de 2016 a maio de 2018, o núcleo Belém do Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Peiex/Apex-Brasil), chegou ao fim. O ciclo de atividades do projeto, executado por meio do programa Peiex, em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi encerrado em cerimônia realizada na última terça-feira (12), no auditório do Espaço Inovação, no Parque, na capital paraense.

         O evento foi aberto pelo diretor-presidente do PCT e coordenador do Núcleo Peiex Belém, Antônio Jorge Abelém, De acordo com o coordenador, a parceria do PCT Guamá, com o Peiex/Apex-Brasil, alcançou resultados positivos e importantes. “A partir do projeto, foi possível atender melhor os empresários locais, possibilitando tornar os seus produtos e serviços mais qualificados, atraentes e competitivos no mercado”, disse Antônio Abelém.

            A proposta do PCT Guamá, que contempla o incentivo à pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado, foi destacado na cerimônia. Segundo o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, esse tipo de parceria tem diversos alcances.

            “Por meio do Peiex, é possível promover e contribuir com o empreendedorismo inovador, aproveitando todo o potencial que a região oferece. Essa lógica pode ser colocada em prática com a geração e certificação de novos produtos de qualidade, para serem levados a mercados cada vez mais exigentes. Dessa forma, a verticalização da economia, com base no suporte científico-tecnológico, explora o potencial da nossa biodiversidade, que é colocada a serviço da inovação para as empresas”, defendeu o secretário.

            Ciclo do projeto – A monitora local do Peiex, Giselle Amaral, fez agradecimentos e apresentou vídeos de empresários participantes do projeto e alguns resultados. “O projeto possibilitou e fortaleceu a busca de empresários por qualificação e, também, abriu portas para que recursos e produtos amazônicos possam ganhar ainda mais visibilidade no mercado. É interessante também observar que, com as parcerias feitas com muitas empresas, vários empreendedores estão enxergando o setor de exportação como algo possível e rentável”, considerou Giselle Amaral.

            Em Belém, inicialmente, o Peiex, na sua fase de adesão, contou com 151 empresas, de diversos setores produtivos, como os de alimentos e bebidas, de calçados e couros e de confecção. Posteriormente, na etapa de diagnóstico, ficaram 127 empresas. Dessas, passaram 113 pelo ciclo de melhoria e, na fase de avaliação, continuaram 77 empreendimentos.

            O núcleo operacional local fechou 15 parcerias para capacitações empresariais nas áreas funcionais das empresas, todas com foco em comércio exterior. Ao todo, aconteceram 622 reuniões, entre atendimentos técnicos, reuniões de parcerias e aproximações com outras entidades relacionadas ao comércio exterior.

            O projeto também proporcionou o acesso a pesquisadores, por meio de laboratórios e facilitou a atuação do projeto local quanto à aproximação entre empreendedores e pesquisadores. A adequação dos produtos para exportação, principal dificuldade identificada nas empresas atendidas pelo Peiex, por meio de suas equipes técnicas, pode ser trabalhada conjuntamente, entre a academia e o mercado.

            Em dois anos de atividade, o projeto constatou, por meio dos seus relatórios técnicos, que na atualidade os empreendedores estão mais conscientes e atualizados em relação à cultura exportadora. Porém, eles ainda encontram limitações operacionais e, por isso, a contribuição do Peiex é essencial, para que muitas empresas não exportadoras passem à condição de exportadoras iniciantes.

            O núcleo de Belém do Peiex prestou serviços para que as empresas participantes do projeto se aproximassem e tivessem acesso às instituições de pesquisa, por meio do agendamento e acompanhamento de reuniões, para que, dessa forma, fossem encontradas soluções em rodadas de negócios no núcleo e junto aos parceiros. A expectativa é que, em breve, novas parcerias sejam feitas e que o projeto, em Belém, tenha um novo ciclo. Os empresários e demais interessados a fazerem novas parcerias devem procurar o PCT Guamá, em Belém, por meio do contato: (91) 3321-8907/3321-8900.

            Apex-Brasil – A instituição promove diversas ações na área comercial, com base na busca por aumento de competitividade das empresas brasileiras, frente às oportunidades do comércio exterior. O Peiex-Brasil já é executado em vários estados. “O programa atende a uma necessidade de qualificar as empresas brasileiras, em especial as pequenas e médias, para que possam melhor enfrentar a concorrência nos mercados externos. O programa do Peiex, como esse projeto que foi executado em Belém, inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para que possam melhor aproveitar as ações de promoção comercial. Entre 2009 e 2016, por exemplo, foram atendidas mais de 16 mil empresas em todo o país. E a meta é que, até o final de 2018, sejam atendidos, aproximadamente, 3.500 empresas”, considerou o gerente e analista de projetos da Apex-Brasil, Rafael Porto de Freitas.

One Comment on “Cerimônia encerra atividades do 1º ciclo do programa Peiex – Núcleo Belém”

  1. Luiz Nicacio

    Este programa deve ter continuidade para que não fiquemos parados no meio do caminho, pois assim como minha empresa outras também certamente devem estar no meio do caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *