Ecossistema entre residentes do PCT Guamá impulsiona negócios

adminEmpresas Residentes0 Comments

Comitiva da Fapespa, Fapesp e Embrapa visita a Inteceleri. Foto: Sérgio Moraes

Conexão com pesquisas, criação de produtos e serviços para a sociedade, são diferenciais do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, PCT Guamá, aponta Walter Oliveira Jr, CEO da Inteceleri, empresa de tecnologia para a educação, instalada no parque desde 2014.

Para ele, o contato com outros profissionais em um ambiente de ciência e inovação, também é fundamental para os empreendimentos estabelecidos no espaço. “Esse networking é muito interessante, hoje a gente tem relação com outras empresas aqui dentro do parque, empresas que nos ajudaram, por exemplo, na construção de aplicativos, mesmo sendo especialista em tecnologia, a gente teve que buscar essa conexão. Também são marcantes os encontros com outras comunidades, que o próprio parque promove, por exemplo, o MiritiBoard, óculos de realidade virtual feito de miriti, antes era feito a partir de um compensado construído de uma forma muito artesanal, em um encontro aqui no PCT nos conhecemos uma artesão que já desenvolvia um compensado pronto de miriti, ai nos juntamos com ele que já tinha essa tecnologia”, afirma Walter Jr.

Qualificação para os Residentes
Mais de trinta empresas estão instaladas nos dois prédios do Parque, Espaço Inovação e Espaço Empreendedor, e são atendidas pelos serviços do portfólio do Programa de Criação e Desenvolvimento de Empresas, o Guamá Business, que tem como objetivo agregar valor ao negócio, melhorar ou desenvolver produtos e serviços com novas tecnologias, e oferece mentorias, consultorias e qualificação com cursos, oficinas, palestras e networking.

Outros benefícios para os residentes são a estrutura física com telefonia, internet, segurança, estacionamento, espaços de uso compartilhado como, sala de reunião, auditório, espaço coworking, salas para treinamentos. Tem ainda suporte técnico cientifico, através dos serviços oferecidos pelos centros, núcleos e laboratórios de pesquisa também instalados no parque. Tamiles Amorin, assistente técnica da Fundação Guamá, responsável pela gestão do parque, enfatiza a importância do ecossistema formado entre os residentes, “Quando a gente fala de ecossistema, a gente fala dos vários atores dentro do parque tecnológico, os laboratórios, as empresas credenciadas, os projetos, as instituições parceiras, que contribuem com os empreendedores. O parque faz essa conexão uns com os outros”.

Podem ser residentes do PCT, pessoas jurídicas com empreendimento de base tecnológica ou impacto socioambiental, com projetos e empreendimentos em estágio de validação de produto ou serviço; empresas que já validaram seu produto ou serviço e possuem projeto de estruturação para ampliação da carteira de clientes; empresas constituídas há menos dois anos, que já começaram um negócio e buscam acelerar suas atividades; empresas em operação há no mínimo um ano, com resultados e projeções financeiras positivos. “Além de ser um ambiente ímpar para trabalho, pesquisa, a gente tem o benefício da rede de contatos com outras empresas e profissionais, isso tem ajudado bastante no desenvolvimento de alguns projetos que temos implementado”, comenta Elionai Sobrinho, sócio proprietário de duas empresas situadas no Parque, e que atuam nas áreas de treinamento e de energia solar.

A Ver o Fruto, startup que atua na produção de sabonetes, a partir de resíduos como sementes de açaí e manga, é a mais recente residente no PCT Guamá. A empresa está instalada em uma das salas do Espaço Empreendedor. “O PCT é uma vitrine, é muito importante estar nessa vitrine, então eu fiquei no espaço coworking, aí veio a pandemia. Sempre tive vontade de ter espaço físico, nunca tive antes e que queria ter no PCT porque foi o parque que me abriu as portas logo quando precisei, quando era só uma ideia. Então era muito claro, quando tivesse a oportunidade seria no parque, e consegui concretizar isso”, declara Ingrid Teles, fundadora e CEO da empresa.

Serviço
Para ocupar um dos espaços do PCT GUAMÁ, os interessados passam por uma seleção para a residência. O processo é feito por meio de edital contínuo, aberto conforme ocupação total dos ambientes. A inscrição é feita por meio de um formulário, disponível no site pctguama.org.br. Após essa etapa, é feita a análise das documentações, e a apreciação da proposta de negócio, por uma comissão de avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *