PCT Guamá cresce e chega à Santarém com Centro de Inovação

A Fundação Guamá, gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, iniciou no último dia 8 de julho uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) para a implantação, suporte técnico e financeiro do Centro de Inovação ACES Tapajós. Previsto para iniciar sua operação em 2023, o Centro de Inovação em Santarém é resultado do 17º Termo Aditivo ao Contrato de Gestão firmado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com a Fundação Guamá.

O projeto, que funcionará como uma unidade do PCT na região, prevê a finalização das obras do espaço, aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e promoção contínua de serviços técnicos especializados voltados à operacionalização de negócios e inovação, capacitação e certificação de empreendedores.

O espaço contará com um coworking focado em empreendimentos de inovação e eventos de empreendedorismo, sendo eles: hackathons, capacitações individuais ou coletivas, matchmaking com investidores públicos e privados, oficinas de elaboração de projetos, eventos de apoio à exportação, e missões de visita em outros centros. 

Serviços especializados, como marketing e marketing digital, projeto de embalagens, assessoria jurídica e compliance, segurança da informação, contabilidade, receitas e precificação, design de produtos, gestão da inovação e facilidades nas contratações de serviços dos laboratórios residentes do Parque serão disponibilizados pelo PCT Guamá

“Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de contribuir com a implantação de um Centro de Inovação no Oeste do Pará, fortemente conectado com a comunidade empresarial e acadêmica da região. A atuação em Santarém certamente será benéfica para todos, já que buscaremos a conexão de negócios inovadores da região com os laboratórios e serviços instalados no PCT Guamá, além de proporcionar a interação com outros parques tecnológicos do país” pontua Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá.

“A ACES vê a parceria como uma oportunidade única de proporcionar às empresas locais e aos jovens empreendedores uma chance de desenvolver seus projetos e negócios. Estamos no coração da Amazônia e nossas necessidades de inovação, bioeconomia, logística e transporte, agronegócio, e inúmeros negócios inovadores podem ser implementados para revolucionar o trabalho na região”, comenta o presidente da ACES, Roberto Branco.

Desde a proposta inicial, o projeto contou com a participação de diversos parceiros como o Governo do Estado do Pará, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Prefeitura Municipal de Santarém, o Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI-DRS), o Sebrae, o Senai, o Senac e a Câmara de Dirigentes Lojistas.

PCT Guamá

Resultante da parceria entre o Governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Situado entre os campi da UFPA e a UFRA em Belém, o PCT Guamá apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados