PEIEX promove Papo Exportação sobre o Exporta Fácil dos Correios

adminPEIEX/Apex-Brasil0 Comments

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX/Apex-Brasil), operacionalizado no estado do Pará pela Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, vai promover nesta sexta-feira (24), às 8h30, uma live sobre o Exporta Fácil dos Correios.

O convidado é o consultor de Comércio Exterior dos Correios, Mauro Cesar Rodrigues, que vai apresentar o serviço e responder dúvidas na transmissão que pode ser assistida no canal do YouTube e página do Facebook do PCT Guamá.

O Exporta Fácil é uma plataforma de serviços dos Correios que oferece facilidades para micro e pequenas empresas e pessoas físicas que desejam exportar seus produtos de qualquer lugar do Brasil. O empreendedor contrata a logística postal de sua mercadoria até o país de destino e os Correios providenciam a operação gratuitamente. Usuários do sistema não precisam obter o registro de Importador/Exportador e aguardar a emissão da Declaração Simplificada de Exportação.

“É fundamental que o empreendedor acredite no seu produto. Ainda há receio sobre a burocracia da exportação, mas é uma falsa impressão. O apoio existe e estes empreendedores podem usufruir dessas vantagens, basta conhecê-las”, comenta Rodrigues.

O monitor do PEIEX, Bonifácio Sena, explica que o serviço é importante para empreendedores que estão começando a exportar, pois “dentre as fases da exportação o envio de amostras e pequenas quantidades, são fundamentais para validação e mitigação de riscos da exportação para um novo mercado, com isso, o Exporta Fácil dos Correios surge como um grande serviço de apoio para os empresários iniciantes no comércio exterior”.

Apex-Brasil e o PEIEX

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

Resultante da parceria entre o Governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia.

Tem como principal objetivo, estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como de empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Serviço

Papo Exportação sobre o Exporta Fácil, nesta sexta-feira (24), às 8h30, no canal do YouTube e Facebook do PCT Guamá. Convidado: Mauro Cesar Rodrigues, consultor de Comércio Exterior dos Correios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *