Artigos sobre o PCT Guamá são selecionados para os principais congressos de Administração e Contabilidade no Brasil

adminNotícias0 Comments

Foto: Sérgio Moraes – Ascom Fundação Guamá

Dois artigos sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) foram aprovados nos principais congressos na área de Ciências Sociais Aplicadas no Brasil.

Márcia Athayde Moreira, Carlos Augusto Santana de Freitas e Everaldo Marcelo Souza da Costa são os autores do artigo “Uso de Sistemas de Controle Gerencial em Organizações Residentes em Parques Tecnológicos: Uma Análise com Empresas Incubadas no PCT Guamá”, aprovado no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD, maior congresso em Administração no Brasil, que ocorre online de 21 a 23 de setembro de 2022.

A pesquisa teve como objetivo analisar a estruturação dos sistemas de controle gerencial das empresas incubadas residentes no PCT Guamá, à luz dos processos de avaliação do controle gerencial, por meio do cálculo do Índice de Uso do Sistema de Controle Gerencial.

O resultado concluiu que as empresas participantes da pesquisa realizam uma gestão equilibrada entre o planejamento e o controle operacional, com necessidade de realização de ações para estimular o uso de ferramentas gerenciais que auxiliem na divulgação da cultura e nos controles comportamentais.

O artigo “Análise do Potencial de Desempenho de Startups com Base na Ambidestria” de Márcia Athayde Moreira, Marcos Vinicius Ferreira Peniche e Jorge Hallan Santos da Paixão foi aprovado no 22º USP International Conference in Accounting, da Universidade de São Paulo, o maior congresso em contabilidade no Brasil, que ocorre de 27 a 29 de julho de 2022 de forma híbrida.

A pesquisa avaliou o potencial que os empreendimentos abrigados no PCT Guamá possuem para o alcance de um desempenho superior, tomando como base suas características de gestão ambidestras. 

Foi concluído que o ecossistema do PCT Guamá se mostra favorável para o desenvolvimento ambidestro de startups, o qual pode ser potencializado por meio de consultorias e treinamentos junto às organizações abrigadas para o incremento do desempenho, aumentando a sustentabilidade e procurando garantir a sobrevivência em longo prazo desses empreendimentos.

“Avalio que por meio da devolutiva pública dos resultados empreendedores podem realizar melhorias em seus modelos de gestão e o PCT pode incentivar dando foco nas próximas consultorias, por exemplo”, disse a professora Márcia Athayde sobre as pesquisas.

O Diretor-Presidente da Fundação Guamá, gestora do PCT Guamá, Rodrigo Quites Reis, comenta que “o PCT Guamá é o ponto de encontro regional de instituições científicas e tecnológicas voltadas ao desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo baseado em conhecimento. Parabenizamos os autores dos trabalhos publicados e reforçamos o convite à comunidade para contribuir com a melhoria contínua do nosso ecossistema por meio de estudos e diagnósticos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *