PCT Guamá recebe visita do diretor de C&T da Sectet

adminNotícias0 Comments

Apresentação de resultados da parceria entre a Fundação Guamá e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) foi a pauta da visita do diretor de C&T da secretaria, Demethrius Lucena, realizada na manhã desta quinta (14), no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém.
Lucena foi recepcionado por Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá, Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) responsável pela gestão do PCT Guamá e de outros projetos focados em inovação. “A secretaria é o nosso maior parceiro, com quem atuamos no contexto de dois papéis principais, a gestão do parque tecnológico e do programa StartUP Pará. Nesta reunião apresentamos os principais resultados dessas duas frentes e discutimos possibilidades de atividades futuras”, pontuou o gestor da Fundação.
A agenda também incluiu visita nos espaços de algumas das empresas instaladas no PCT Guamá, como a Microdata, que fornece serviços, software e hardware focados em gestão e soluções de acesso; o EstaleiroUX, núcleo de inovação do Banco do Estado do Pará (Banpará); e a regional Belém do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
No Banpará, a equipe do Subnúcleo de Fomento e Aceleração de Empreendimento Inovadores (Nubei) apresentou o BioInovaTech Banpará, programa que deve ser lançado em breve com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação da região. “Um estudo realizado pela Fundação CERTI, instituição que será responsável pela execução do programa, apontou muitas linhas de pesquisa – já avançadas – com potencial para novos empreendimentos na área de bioeconomia. É essencial ter articulação institucional com outros órgãos do governo para ampliar as ações”, afirmou o chefe do subnúcleo, Carlos Andrés Garcia.
Conectividade
Uma das ações apresentadas pelo diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet foi o Conecta Pará, estratégia que prevê o fornecimento de Internet e facilitação do acesso aos serviços online do governo.
Ação desenvolvida pela Sectet, com participação de profissionais da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o Conecta Pará ganhou, em 2020, o Prêmio Democracia Global, da Academia de Artes e Ciências Políticas de Washington (EUA).
“Nós ficamos muito felizes com o interesse inicial do Banpará em conhecer a estratégia Conecta Pará, projeto que está em análise de viabilidade. Tecnicamente, hoje foi discutido sobre a possibilidade de cada terminal do Banpará ser um ponto de acesso público à Internet, num raio de alguns metros, para que as pessoas tenham acesso às políticas públicas do Estado na palma da mão, no celular. Vamos levar o interesse do Banpará para nossa Secretária, a professora Edilza Fontes”, enfatizou Demethrius Lucena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *