Serpro Belém inaugura sede no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

Modelo de ocupação predial e convergência na área de tecnologia atraíram a empresa pública de tecnologia da informação ao parque tecnológico

Um encontro de autoridades de tecnologia marcou a inauguração da sede da regional Belém do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém.  O evento foi realizado nesta sexta-feira (10), no prédio Espaço Inovação.

O Serpro é considerado líder no mercado de Tecnologia da Informação (TI) para o setor público. A empresa possui presença nacional e ampla experiência com os sistemas da Administração Pública Federal. Segundo gestores, a regional Belém atua principalmente em produtos internos que sustentam a administração do Serpro; no Radar, sistema que faz a parametrização da emissão de infrações de trânsito; e no sistema Gov.br, ambiente que reúne serviços do Governo Federal.

No PCT Guamá, cerca de 80 funcionários do Serpro se dividem em salas dos prédios Espaço Empreendedor e Inovação. “Eu penso que a mudança do Serpro Belém para o PCT Guamá é uma oportunidade única de compartilhar conhecimento, experiência, novas tecnologias e inovações que podem ser revertidas em prol do cidadão e do Estado brasileiro. A nossa regional Belém tem uma grande oportunidade em se valer desse dinamismo e desse olhar empreendedor que o local tem”, pontuou o diretor de administração do Serpro, Antônio de Pádua Passos.

De acordo com a gerente de divisão da companhia, Alinna Amaral, a possibilidade de interação com outras iniciativas residentes e o modelo de ocupação predial oferecido pelo Parque foi um dos fatores determinantes para a mudança. “Nós precisávamos otimizar o nosso espaço. A sede anterior foi desenvolvido há aproximadamente 35 anos e, à época, o modelo de trabalho do Serpro era muito diferente. O nosso custeio estava insustentável e era um dispêndio de recursos públicos”, afirmou.

“Pesquisamos diversas empresas e centros comerciais, mas encontramos a perfeição no PCT Guamá. Principalmente por ser voltado ao nosso ponto de interesse, já que a gente converge para o ramo de tecnologia. Estarmos inserido hoje dentro do polo de tecnologia do PCT Guamá deu uma visibilidade muito grande para nós, enquanto regional Belém, dentro do próprio Serpro”, avalia Alinna.

O evento registrou a presença do titular da Sefa, René Sousa Júnior; do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Marcos Brandão; do diretor da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), Bruno Batista; de representantes da Associação das Empresas Paraenses de Software e TIC (ParaTIC). O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) foi representado pelo diretor Leôncio Siqueira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *