Fundação Guamá e Cosmob sinalizam parceria

adminNotícias0 Comments

Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis europeu terá laboratório no PCT Guamá

 

A implantação do Centro de Inovação, Tecnologia e Qualidade no Mobiliário no condomínio empresarial do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) será o início de uma importante parceria, que visa contribuir para novas possibilidades de desenvolvimento à cadeia moveleira no Pará.  Em visita ao PCT Guamá na manhã da última terça-feira (20/9), em Belém (PA), o gerente executivo do Cosmob (Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis) da região de Marche (Itália), Francesco Balducci, acertou os detalhes do Termo de Cooperação Técnica-Científica com o diretor-presidente da Fundação Guamá/PCT Guamá, Antônio Abelém.

 

Também participaram da visita o diretor-administrativo financeiro do PCT Guamá, Márcio Pereira; a professora Heloisa Bellini, colaboradora do PCT Guamá no relacionamento com a missão italiana do Cosmob e representantes do Sebrae, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pará (IFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), parceiros da rede Cosmob.

 

Na ocasião, o gerente executivo do Cosmob visitou a área do PCT Guamá e observou as obras do condomínio empresarial, onde ficará o Centro de Inovação, Tecnologia e Qualidade no Mobiliário. Antônio Abelém mencionou que na construção do espaço será considerado  o reaproveitamento de água. A preocupação com a sustentabilidade da obra foi compartilhada por Balducci, que também enviará contribuições ao projeto arquitetônico do condomínio. O prédio deve ser concluído até o final de 2012.

 

 

Parceiros – A gestão do PCT Guamá é feita pela organização social Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Governo do Estado do Pará e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Também são parceiros do PCT Guamá a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a Eletrobras-Eletronorte, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Expertises – O Cosmob é referência nas áreas de qualidade, inovação, internacionalização, formação e design de móveis na Europa. Criado em 1984, reúne 250 empresas que compõem a cadeia de móveis neste continente. Além da expertise no setor moveleiro, emite certificações internacionais nas áreas ambiental e de energia.

O acordo de cooperação técnica entre o PCT Guamá e o Cosmob visa estender a troca de experiências e tecnologias entre as duas instituições. Balducci ressaltou que o Centro de Inovação, Tecnologia e Qualidade no Mobiliário será piloto para um projeto maior. “Há um ano, fizemos prospecção com 20 espécies que têm grande potencial, por conta da maleabilidade e da estética, para serem utilizadas na produção de móveis, mas ainda não são aproveitadas. Queremos preencher esse vazio. O centro será a oportunidade para expandir nossa presença no Pará”, comentou Balducci.

 

Para Antônio Abelém, incluir o PCT Guamá na rede internacional do Cosmob é importante para possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e experiências de mercado e a visibilidade do PCT Guamá junto a outros players no exterior. “Com parceiros como o Cosmob, o PCT Guamá busca a sinergia com empresas, profissionais e pesquisadores, visando contribuir com o aprimoramento de setores estratégicos para o desenvolvimento da região”, assinala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *