Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Fundação Guamá e Apex-Brasil renovam cooperação para capacitar empreendedores

O novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) será realizado simultaneamente no Pará e no Amapá  

Ação de exportação realizada pelo PEIEX Pará em 2019

Na última semana deste mês de setembro, a Fundação Guamá e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram convênio de cooperação técnica e financeira para realizar um novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A meta é atender 125 empresas do Pará e do Amapá nos próximos dois anos.

Para a realização do ciclo 2021/2023 no Estado, a Apex-Brasil abriu um chamamento público para a escolha da entidade executora do programa. Na configuração proposta, o Pará receberá um núcleo do PEIEX, em Belém.

O núcleo do Pará será responsável pela preparação de 100 empresas do estado para o comércio exterior. Já o Amapá terá um polo avançado, em Macapá, vinculado ao núcleo de Belém, que qualificará 25 empresas para suas operações de exportação.

As instituições interessadas concorreram simultaneamente para o núcleo em Belém e o polo em Macapá. O representante do escritório regional da Agência, Essio Lanfredi, destacou os resultados da Fundação Guamá nos ciclos anteriores.

“A Fundação obteve um excelente resultado, entre 2018 e 2020, quando 150 empresas paraenses foram qualificadas para exportação de seus produtos. O novo convênio, além de manter a atuação de um Núcleo no Pará, terá como desafio adicional também a operação de um Polo no estado do Amapá, o que ratifica a competente atuação deste centro de excelência em Ciência e Tecnologia”, pontuou Essio Lanfredi.

Gestor da Fundação Guamá, Rodrigo Quites destacou a possibilidade de integração das iniciativas do PCT Guamá e das empresas atendidas pelo projeto como um diferencial da edição paraense do programa.

“Nossa atuação no PEIEX com o PCT Guamá também permite que as empresas apoiadas se conectem com os laboratórios e os demais residentes no nosso parque tecnológico, o que permite uma sinergia de qualificação tecnológica do interesse de todos”, assinalou Quites.

O PEIX no Pará — O Programa é uma iniciativa da Apex-Brasil, implementado em todo o país por meio de parcerias que a Agência firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundação de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras.

Realizado em ciclos bienais, o PEIEX está presente no Pará desde 2013, quando a Apex-Brasil firmou parceria com a Federação de Indústrias do Estado (Fiepa) para a realização dos primeiros ciclos.

Em 2016, um novo convênio passou a gestão local do programa para a Fundação Guamá, organização que trabalha com pesquisa aplicada, empreendedorismo inovador e transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado. Até 2020, a Fundação capacitou cerca de 300 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas; cosméticos; Tecnologia da Informação (TI); biotecnologia; têxtil; madeira e móveis, dentre outros.

Segundo os gestores, a expectativa é que o edital de seleção da equipe técnica responsável pela execução do programa seja publicado até o final de outubro de 2021.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados