PCT Guamá recebe delegação da Bélgica e prospecta oportunidades para empresas

adminNotícias0 Comments

A promoção dos produtos paraenses fora do Brasil e a atração de investimentos para o estado foram alguns dos temas em pauta durante a visita da comitiva da delegação da Bélgica, na manhã desta quarta-feira (25), ao Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá. O embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke, e representantes de três importantes regiões econômicas do país europeu foram recebidos no auditório do prédio Espaço Inovação pela coordenadora de novos empreendimentos, Lucélia Guedes.

As instalações do Parque, modelo de gestão, projetos e serviços do programa de desenvolvimento Guamá Business foram apresentados. Em seguida a comitiva seguiu para o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia, onde foram recebidos pelo pesquisador e coordenador do laboratório, Hervé Rogez, que falou dos esforços desenvolvidos para melhorar o nível da qualidade do açaí que é produzido no estado e a capacidade do laboratório em fornecer controle de qualidade com base em normas internacionais.

“O PCT Guamá possui pesquisas e estrutura em nível internacional e todos ficamos felizes em saber que as pesquisas produzidas aqui possuem impacto imediato em empresas com interesse em melhorar os seus produtos. Uma empresa que possui esse tipo de acesso e consegue analisar os ingredientes de seus produtos em parâmetros internacionais é capaz de se abrir mais facilmente para novos mercados”, afirmou o embaixador Dirck Loncke. “Estamos aqui para facilitar processos. O que está sendo desenvolvido é muito importante e o desdobramento de nossa visita é um futuro que pertence a vocês”, completou.

O contato com os serviços e empresas do PCT teve continuidade no período da tarde, durante o “Seminário Bélgica e Pará – Oportunidade de Negócios e Investimentos”. O evento foi realizado pelo PCT Guamá, Núcleo operacional Belém do Programa de Qualificação para Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Peiex/Apex-Brasil), Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em parceria com o Plano Nacional da Cultura Exportadora do Sebrae e os escritórios Awex, FIT e BIE da Bélgica. O seminário reuniu mais de 60 pessoas e foi realizado no auditório 1 da Fiepa.

Na ocasião, o vice-presidente do Sistema Fiepa, Nilson Azevedo, recebeu o embaixador Dirck Loncke, junto com os representantes dos escritórios belgas e o diretor administrativo e financeiro do PCT Guamá, Márcio Pereira. Segundo Nilson Azevedo, o Estado do Pará, assim como o restante do país, importa mais do que exporta e isso é decisivo para o chamado déficit comercial. “Desejamos que na união de esforços, o Pará consiga encontrar um equilíbrio, mas isso só poderá ser feito se nossas empresas estiverem dispostas a quebrar certas barreiras comerciais”, disse.

Segundo o diretor administrativo do PCT Guamá, Márcio Pereira, o Parque é um dos elementos na engrenagem da inovação no estado. “A pesquisa, o desenvolvimento e a tecnologia faz parte da alma do PCT”, disse.  “É Satisfatório ver o PCT fazer parte dessa agenda e poder trazer algumas empresas do Núcleo Peiex Belém para uma rodada de apresentação de produtos prontos e com força para entrar no mercado europeu”, completou Márcio Pereira.

Os participantes do seminário puderam conhecer também as ações do Rota Global, o programa executado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que atende micro, pequenas e médias empresas com interesse em aumentar sua competitividade e atuar no mercado internacional. Participaram ainda de uma apresentação de empresas associadas ao núcleo Peiex Belém, com direito à mostra competitiva e degustação de produtos alimentícios, como sorvetes compostos à base de banana e açaí, chocolates à base de frutos da região, licores e cachaças de jambu, entre outros.

Serviços

O PCT Guamá, por meio do Peiex, prepara as empresas para o comércio internacional por meio de diagnóstico e acompanhamento, oficinas de capacitação e exportação e implantação de soluções gerenciais. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para participarem das ações de promoção comercial da Apex-Brasil e para atuar no comércio internacional.

O programa Rota Global, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios, coordenada pela CNI, oferece consultoria completa para empresas, com análise de perfil empresarial, desenho de estratégia de exportação e montagem de plano de ação para internacionalização.

A delegação da Bélgica no Brasil, representada governamentalmente pelos escritórios Awex, FIT e BIE, possui um programa de incentivo para aproximação de empresas exportadoras com o mercado europeu. Na Europa, há grandes representações de escritórios de exportações. Em Bruxelas há, inclusive, um escritório da Apex-Brasil, logo, as empresas interessadas em exportar não precisam se deslocar para outros países, bastando contactar o Núcleo Peiex -Belém.

Mais informações sobre o Núcleo Peiex – Belém : (91) 3321 8900/8907

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *