PCT Guamá formaliza termo de cooperação técnica com a Codec

adminNotícias0 Comments

 

 

O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e o Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), assinaram na última quinta-feira (24/9) termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações para atração e consolidação de empreendimentos no estado do Pará.

 

O termo foi assinado pelos presidentes da Codec, Olavo das Neves, e do PCT Guamá, Antônio Abelém; e pelo titular e diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Alex Fiuza de Melo e João Tavares Pinho, respectivamente. Na reunião de formalização, realizada na sede do PCT Guamá, Antônio Abelém, apresentou as iniciativas do parque tecnológico voltadas ao fomento do empreendedorismo inovador e as estratégias utilizadas para atração de novos empreendimentos ao parque. “As grandes empresas que prospectamos para se instalarem nos lotes do parque buscam incentivos fiscais e uma aproximação com o Governo do Estado, esta parceria com a Codec se faz muito importante para o desenvolvimento destas questões”, afirmou Abelém.

 

A atração de novos investidores é umas das prioridades da Codec, que tem o objetivo de contribuir na formulação de políticas públicas voltadas ao setor produtivo do Estado. “Adotamos uma postura pró ativa para a captação de novos investimentos. O estreitamento da relação entre a Codec e o PCT Guamá é estratégico porque incrementa o portfólio e possibilita a articulação de novas oportunidades para o estado do Pará”, declarou Olavo Neves.

 

O termo propicia condições para a realização de investimentos no setor produtivo, estrutura e operacionaliza um padrão de atendimento a investidores locais, nacionais e internacionais. Fortalece o ambiente de negócios e propicia a atração e retenção de investimentos produtivos e sustentáveis, geradores de emprego, renda e tecnologia. “Este termo aproxima duas instituições do estado importantes no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos de negócios que vão exigir base tecnológica e investimento em pesquisa. O termo possibilita, progressivamente, a criação de uma economia verticalizada, pautada na inovação”, declarou o titular da Sectet, Alex Fiuza de Melo. 

 

PCT Guamá – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).


Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Redes, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *