Dia da árvore é comemorado com ação vida saudável e plantio de mudas no PCT Guamá

adminNotícias0 Comments

 

 

Na manhã desta terça-feira (22/09), cerca de 140 pessoas que vivem nos bairros do Guamá e Terra Firme, áreas vizinhas ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), participaram da ação Vida Saudável no PCT Guamá, em Belém (PA). A iniciativa foi composta por uma caminhada nas vias do Parque, atendimentos de verificação da pressão arterial, peso e altura, uma parceria entre o PCT Guamá e o programa Saúde na Cidade, do Laboratório Beneficente de Belém, e plantio de árvores.


A programação teve início às 7h da manhã e envolveu caminhantes regulares, que já se envolveram em outras ações socioambientais do parque tecnológico, e novatos. “Tenho o costume de caminhar todos os dias à tarde aqui na área do parque e de manhã faço hidroginástica. Dou muita importância à atividade física porque eu era fumante e quando parei engordei alguns quilos, então sempre que posso estou me movimentando”, declarou Maria Ribeiro da Costa, 67 anos, aposentada.  


O aposentado Ulielson Pereira Gonçalves, 65 anos, participou pela primeira vez da ação. “A minha cunhada me convidou para a caminhada e mesmo sem ter o costume de fazer exercício resolvi participar. Gostei bastante e, como moro perto daqui, espero conseguir criar o hábito de caminhar todos os dias”, afirmou.



Os participantes percorreram as vias do parque (foto acima) e realizaram o plantio de mudas de ucuuba, andiroba e camu camu, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. “Gostei bastante da iniciativa, a partir de agora, toda vez que eu caminhar no parque, vou ficar de olho nas mudas que ajudei a plantar para poder acompanhar o crescimento delas”, afirmou Rosalina Almeida, 66, aposentada.


O programa Saúde na Cidade, do Laboratório Beneficente de Belém, realizou 93 atendimentos de verificação de pressão arterial, peso, altura e massa corporal (foto abaixo). Cada atendido recebeu um cartão com as suas informações para fazer o acompanhamento do seu progresso nas próximas ações. “Ficamos felizes em participar mais uma vez desta ação. Pudemos constatar que a maior parte dos caminhantes está em boa forma”, declarou Mercedes Porpino, coordenadora do projeto social Hélio de Oliveira – Viver é Amar, do Laboratório Beneficente de Belém.  



O diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia, Antônio Abelém, participou da ação e agradeceu o envolvimento da comunidade. “É muito gratificante saber que conseguimos a boa adesão da comunidade, este evento já faz parte da agenda anual do parque. O nosso intuito é, cada vez mais, integrar a comunidade das áreas vizinhas ao PCT Guamá, declarou.


Instituições parceiras do PCT Guamá também estiveram presentes na ação. “Consideramos elementar o apoio à comunidade e estamos felizes em presenciar esta ação de incentivo à prática de atividades físicas e de orientações de saúde que, muitas vezes, não chegam aos bairros”, declarou Nilde Souza, conselheira do Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Fiepa. “Incentivamos ações desta natureza na universidade e prezamos pela integração da comunidade à universidade. Ficamos muito satisfeitos em constatar que o PCT Guamá também segue estes preceitos”, afirmou Maria Josefa Quadros, diretora de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Pará (UFPa).


Parceiros – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).


Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Redes, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).


 

Informações e fotos – Ascom PCT Guamá 

 

 

 

 

 

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *