PCT Guamá promove ação de bem-estar para comunidades do Guamá e Terra Firme

adminNotícias0 Comments

 


No próximo dia 22 de setembro de 2015, das 7h às 9h, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) promove a Ação Vida Saudável, iniciativa que visa contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos moradores das áreas vizinhas ao parque. Caminhada, plantio de árvores, café da manhã com frutas regionais e atendimentos em saúde como verificação de pressão arterial, peso, massa corporal e imunização contra a gripe integram a ação, que conta com o apoio do Laboratório Beneficente de Belém, por meio do Programa Saúde na Cidade, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Centro Regional da Amazônia do Instituto de Pesquisas Espaciais (CRA-Inpe). O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Em sua terceira edição, são esperados cerca de 100 caminhantes para participar da ação. As inscrições podem ser realizadas por e-mail ascom@fundacaoguama.org.br ou telefone (91) 3321-8900. A programação inicia às 7h, com verificação de pressão arterial, peso, altura, massa corporal, seguida pela caminhada, plantio de árvores, imunização contra a gripe, sendo encerrada com o café da manhã com frutas regionais. “O PCT Guamá recebe diariamente caminhantes e corredores dos bairros vizinhos, o nosso intuito é integrar quem já faz atividades físicas no espaço, contribuir para a qualidade de vidas destas pessoas e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental”, afirma Antônio Abelém, diretor presidente do PCT Guamá.

 

Plantio de mudas – Em referência ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, o PCT Guamá irá promover o plantio georreferenciado de Ucuúba (Virola Surinamensis), espécie arbórea em risco de extinção devido à exploração madeireira, que utiliza a espécie para a confecção de materiais como estacas, cabos de vassoura, batente de porta e telhados. Estudos apontam que a Ucuuba ou “árvore da manteiga”, em tupi, produz uma gordura de alto valor de ponto de fusão e propriedades hidratantes, o que possibilita a sua utilização pelas indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia.

 

PCT Guamá – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).


Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Redes, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).


Serviço
Ação Vida Saudável, no dia 22 de setembro de 2015, das 7h às 9h, ponto de encontro no hall do Ceamazon (próximo ao portão 4 da UFPA). A ação envolve uma caminhada pelas vias do PCT Guamá, atendimentos para verificação de pressão arterial, peso, massa corporal, imunização contra a gripe, plantio de árvores e café da manhã com frutas regionais. Participação gratuita. Confirmação de presença: ascom@fundacaoguama.org.br / (91) 3321-8900.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *