Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Conselho Estadual aprova proposta para impulsionar as políticas públicas de CT&I no Estado

Na manhã desta quarta-feira (11), o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Consectet), o qual presta assessoramento superior à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), realizou sua 6ª reunião ordinária. A principal pauta discutida no encontro foi a moção de apoio do Conselho à destinação de, pelo menos, 20% da parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) às ações e políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado.

A proposta foi redigida pela Sectet e discutida junto com os representantes dos órgãos e instituições participantes do Consectet, os quais deliberaram a favor da redação e do encaminhamento do documento ao Governador do Estado, Simão Jatene. A ideia é a de que os investimentos sejam voltados à estruturação de ambientes e sistemas regionais de inovação, tendo-se em vista a verticalização e dinamização das cadeias produtivas estratégicas previstas no Plano “Pará 2030”.

“A Lei de nº 13.540, de 18 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a CFEM, já prevê percentual da distribuição da compensação financeira para o Estado e municípios onde ocorrem as atividades de mineração. Destinar uma parte desse percentual à CT&I é assegurar um avanço inédito na história do Pará, pois teríamos garantia de recursos específicos e estáveis para dar seguimento às políticas de inovação, com base científica e tecnológica, que estão sendo desenvolvidas até então”, argumentou o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.

Dentre as ações em curso mencionadas pelo titular da Sectet, destaca-se o Programa BioPará, política integrante do Programa InovaPará, que trabalha a elaboração de políticas públicas que possibilitem a agregação de valor às cadeias produtivas da biodiversidade estadual e regional, por meio de pesquisa e desenvolvimento e de prospecção de negócios inovadores no setor. As ações do BioPará são executadas pela Organização Social BioTec-Amazônia, cujos objetivos e ações foram apresentados na reunião pelo seu presidente, José Seixas Lourenço.

Na ocasião, o presidente realizou assinaturas de termos de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e com o Centro Universitário do Estado Pará (Cesupa). A intenção é que as instituições trabalhem juntas para viabilizar o desenvolvimento de atividades de interesse comum e a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. No próximo mês, durante a Feira do Empreendedor 2018, a BioTec-Amazônia assinará, também, acordos de cooperação com o Sebrae e com a Secretária de Turismo (Setur).

A reunião do Consectet ocorreu no Espaço Empreendedor, prédio recentemente inaugurado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) que objetiva apoiar a instalação de empresas de base tecnológica e startups no Pará. O local foi escolhido para que os membros do Conselho pudessem conhecer o novo espaço e o seu potencial para incrementar o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Texto: Igor de Souza – Ascom Sectet

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados