Programação de aniversário da Universitec oferta curso gratuito sobre empreendedorismo

adminNotícias0 Comments

Programação de aniversário da Universitec oferta curso gratuito sobre empreendedorismo 

 

A Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará – Universitec completa, na próxima terça-feira (31), seis anos de trajetória. Para celebrar a data, será promovida uma programação especial, que contará com ações sobre Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, e ainda uma exposição composta por obras de alunos da UFPA. A abertura do evento ocorrerá às 9h. As inscrições para a oficina de Empreendedorismo são gratuitas e estão abertas.


“A Universitec integra uma nova matriz econômica para a região: não aposta na Amazônia como mera produtora de matéria-prima, mas quer agregar ciência e tecnologia a sua riqueza genética, a fim de colaborar para manter a floresta em pé, e gerar negócios que gerem bons impactos econômicos e sociais para a sua população”, pontua Gonzalo Enríquez, diretor da Agência, referência nacional em inovação, tecnologia e empreendedorismo na Amazônia.


Fundada em 31 de março de 2009, a Universitec realiza serviços de incubação de empresas de base tecnológica, por meio do PIEBT; ações de fomento ao empreendedorismo dentro da academia; e proteção do conhecimento, por meio do setor de Propriedade Intelectual. “A Universitec tem a missão de traduzir o conhecimento científico e tecnológico em progresso material e bem estar social, intermediando o conhecimento produzido na academia e a indústria”, diz Carlos Maneschy, reitor da UFPA.


Parceria com o PCT Guamá

Há dois anos, a Universitec firmou parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá) que garantiu o financiamento de 14 consultorias para as empresas incubadas no PIEBT.  Este estímulo aos empreendedores da UFPA é um caminho promissor para o desenvolvimento do Estado.


Ainda que localizado no Campus da UFPA, o PCT Guamá é uma ação governamental que envolve diversos espaços de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e ensino) e setor produtivo (mercado) e estimula a transferência de tecnologias. A aproximação entre as duas instituições reforça a importância de se estimular o empreendedorismo e a inovação dentro da academia e também contribui para o papel social das universidades em desenvolver tecnologias importantes para o crescimento do estado.


“O mútuo apoio entre PCT Guamá e Universitec objetiva fortalecer mais ainda este movimento estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, declara Antônio Abelém, diretor do Parque Tecnológico.


A parceria tende a estimular a cultura de inovação no Pará, já que o PCTGuamá é uma ação do Governo do Estado, com apoio da UFPA. Então a aproximação do Parque com a Agência de Inovação da UFPA, que é a Universitec, reafirma a parceria de pesquisa e estímulo ao empreendedorismo entre o poder público estadual e a academia”, destaca Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec.

 

Serviço

A “Oficina de criação e validação de ideias” será ministrada por Leila Furtado, que coordena as ações de Empreendedorismo da Universitec. Com o objetivo de apresentar métodos de validação de problema, ideia e solução, a oficina será realizada às 10h30, e a participação é aberta ao público. Para se inscrever, basta enviar email com o nome completo e contato para piebt@ufpa.br“>piebt@ufpa.br, ou ligar para a Universitec: 3201-8022. A Programação de Aniversário da Universitec, na próxima terça, 31, a partir de 9h, no Auditório da Universitec, Setor Profissional, Campus Guamá da UFPA.

Texto: Gil Sóter – Ascom Universitec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *