Edital de lotes do PCT Guamá segue aberto até abril

adminNotícias0 Comments

Edital de lotes do PCT Guamá segue aberto até abril

 

Empresas de base tecnológica com perfil inovador interessadas em se instalar no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, sediado em Belém, devem apresentar propostas no dia 30 de abril de 2015, às 9h, na sede do PCT Guamá, na UFPA – Campus Guamá. A possibilidade de tratamento tributário diferenciado é um dos atrativos do parque. 


O edital prevê a concessão onerosa de uso de quatro lotes em áreas do parque, as metragens variam de 2.481,08 até 3.322,01 m² e se destinam à instalação de empresas e/ou instituições dedicadas à realização de atividades científico-tecnológicas, de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação que estejam alinhados às áreas prioritárias de atuação do parque: biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral. As propostas devem ser apresentadas no dia 30 de abril de 2015, às 9h, na sede do PCT Guamá, na UFPA – Campus Guamá. O edital está disponível na página do PCT Guamá http://www.pctguama.org.bre no link www.comprasnet.gov.br.

 

Instalado em 2010, o PCT Guamá tem o objetivo de estimular a criação de empresas de base tecnológica, contribuir para a maior fixação de capital intelectual na região e articulação dos agentes locais por meio de redes de cooperação. O parque reúne 18 empreendimentos em ciclos distintos (projeto, construção, implantação e operação). O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Parafarma, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), o Instituto Senai de Inovação (ISI) e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento são alguns dos residentes do parque.

 

FacilidadesDentre os incentivos fiscais para as empresas que irão implantar bases no PCT Guamá, alinhados à política adotada pelo governo do Estado do Pará, está o tratamento tributário diferenciado, em consonância com os objetivos da Lei nº 6.913, de 3 de outubro de 2006, que prevê as seguintes modalidades: diferimento na aquisição de matéria-prima importada sem similar nacional; diferimento na importação de máquinas e equipamentos desde que não exista similar nacional;  diferencial de alíquota quando adquiridas no Brasil;  crédito presumido nas vendas interestaduais dos produtos a serem comercializados e redução da base de cálculo nas vendas no Estado. 

 

Infraestrutura, localização estratégica e networking são os principais atrativos notados por iniciativas já instaladas ou em fase de implantação. “Além da proximidade com a universidade e importantes centros de pesquisa como a Embrapa, o Museu Emilio Goeldi, a UFRA, a UEPA, o INCRA, dentre outros, o parque oferece uma infraestrutura de qualidade, com serviço de segurança 24 horas”, afirma Alessandra Gomes, Chefe do Centro Regional da Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

 

Para o diretor do Instituto Senai de Inovação, Joner Alves, a implantação da iniciativa no PCT Guamá representa estar entre parceiros com visões semelhantes. “Este fato auxilia na solidificação da rede, tornando todos os componentes do parque mais fortes”, avalia.

 

Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

 

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, do Programa Redes, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Pará (Cesupa), e do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

 

 Serviço
O edital está disponível na página do PCT Guamá
http://www.pctguama.org.bre no link www.comprasnet.gov.br. Pesquisar Concorrência 10/2014, DOU: nº 214, quarta-feira, 5 de novembro de 2014, Pg. 93. Mais informações: (91) 3321-8900 ou pelo e-mail ascom@fundacaoguama.org.br“>ascom@fundacaoguama.org.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *