Fundação Guamá e Associação Softsul firmam acordo de cooperação

adminNotícias0 Comments

O foco da parceria será o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

A Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, firmou um acordo de cooperação científica e tecnológica com a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), com o objetivo de disseminar a cultura da inovação e da gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas residentes e associadas ao PCT Guamá.

O foco da parceria será o MGDPI, modelo que aborda a P&D de forma integrada e estruturada com a Inovação (P+D+I), baseado em lições aprendidas e nas melhores práticas da Inovação Aberta. O objetivo é disseminar a adoção do modelo por organizações de qualquer tipo, tamanho e setor.

A Softsul integra o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), o qual estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional do país.

As ações conjuntas estarão voltadas ao desenvolvimento de programas e eventos de capacitação e reciclagem profissional incluindo realização de eventos sobre inovação; realização de cursos e provas oficiais do MGPDI; programas de coaching e mentoring; dentre outros.

Diretor presidente da Softsul, José Antonioni destaca a importância do MGDPI para o desenvolvimento de negócios de base tecnológica. “O acordo de cooperação oferecerá uma nova perspectiva para as empresas estabelecidas no PCT Guamá, sobretudo para aquelas que buscam o incremento da competitividade dos seus negócios por meio da inovação resultante da pesquisa e desenvolvimento”, afirmou.

“Além da difusão do MGDPI, a parceria Softsul-Guamá permitirá implementações ágeis das melhores práticas de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações, seguidas de avaliações e acompanhamentos anuais. Espera-se com estas ações contribuir com o fortalecimento das empresas de base tecnológica vinculadas ao PCT Guamá e com a exponencialidade dos seus negócios”, complementou o gestor da Softsul.

No decorrer desta semana, dirigentes da Fundação Guamá e da Softsul farão uma reunião de planejamento para definir o início das ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *