Curta essa Ideia! reúne centenas de alunos em palestra sobre o empreendedorismo

adminNotícias0 Comments

 

 

 

Nesta quinta-feira, 5, o Auditório da Instituto de Ciência Jurídicas da UFPA ficou repleto de alunos interessados em conhecer os primeiros passos do empreendedorismo. Cerca de 200 estudantes participaram da programação de encerramento da ação “Empreendedorismo: Curta essa ideia!”, promovida durante a Semana do Calouro 2015 da UFPA. Em sua segunda edição, o evento desenvolveu atividades em 9 centros acadêmicos afim de mobilizar estudantes sobre a importância de explorar o próprio potencial empreendedor.

 

A ação foi uma promoção da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Universitec, com a parceria do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA).

 

Os calouros puderam conhecer melhor os ambientes de inovação tecnológica que apoiam os distintos ciclos de quem busca empreender no setor no Pará. “A UFPA abraçou a missão de, além de formar pesquisadores e mão-de-obra qualificada, formar empreendedores. E a Universitec se empenha em mostrar aos estudantes e aos pesquisadores que a academia pode ser a via de linkar conhecimento e mercado, de transferir a tecnologia desenvolvida na universidade para o mercado”, destacou.

 

O gestor do PCT Guamá, Antônio Abelém, apresentou o projeto de ação do Parque Tecnológico. “Além de facilitar a interação entre empresas de base tecnológica e o conhecimento, o Parque tem a perspectiva de atrair outros investimentos importantes para o Estado”, pontuou.


Universidade: celeiro do empreendedorismo
Por meio da palestra “Empreendedorismo: curta essa ideia!”, a professora Luciana Centeno, à frente do Clube de Empreendedorismo da Universitec, fez um link entre os resultados obtidos nas atividades e os conceitos de perfil e espírito empreendedor. Na ocasião, ela apresentou o Programa de Difusão e Formação Empreendedora da UFPA como uma ferramenta de criação e desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

 

Para estimular o empreendedorismo, foram apresentados dois cases de sucesso vivenciados por alunos da UFPA, as startups Severino e Poupadin. Em sua fala, Lizandra Sá, da Severino, afirmou que os alunos não devem ter medo do fracasso. “Nos Estados Unidos é comum as pessoas compartilharem os seus erros, lá eles tem o consenso de que o erro é a melhor forma de aprendizado”, afirmou a universitária, que integra o Clube de Empreendedorismo.

 

Integrante da equipe vencedora do Desafio Universitário Inove +, promovido pela Universitec em 2014, Manoel Lopes, da Poupadin, destacou a importância da mentoria durante o processo de concepção de uma startup. “Fizemos todo o nosso modelo de negócio e, ao final, descobrimos vários aspectos que precisavam de melhorias. É muito importante você se aliar com pessoas que complementem os seus conhecimentos e te ajudem a desenvolver o seu negócio”, disse.

 

Na palestra master “As oportunidades de uma jornada empreendedora na universidade”, o empreendedor e investidor anjo, João Kepler, referência nacional em apresentações voltadas à sensibilização das práticas do empreendedorismo inovador, apresentou cases e práticas inovadoras. “Vocês vão ver muita teoria e, para realmente aprender, vocês têm que aplicar o conhecimento. Além das leituras, você tem que aprender método e processos. Empreendedorismo se trata de ter atitude, um estilo de vida que te permita olhar tudo e todos sob outra perspectiva. Portanto, se você tem uma ideia, procure ajuda, ponha em prática e, o mais importante, tenha resiliência”, aconselhou.

 

A caloura Jéssica Andrande, 21 anos, aluna do curso de Ciências Contábeis noturno, avaliou positivamente a ação. “Os ensinamentos de hoje vão contribuir muito para a minha profissão, no futuro eu penso em ter o meu próprio escritório contábil, agora eu já sei por onde posso começar”, afirmou.

 

A coordenadora da ação, Leila Furtado, afirmou que a ação apresentou os resultados esperados. “Atingimos 9 centros acadêmicos que serão difusores da cultura empreendedora. Esta ação foi a porta de entrada, o importante é que os alunos saibam que podem contar conosco durante a sua jornada acadêmica”, disse.

 

Texto: Juliane Frazão, Ascom do PCT Guamá e Gil Sóter, Ascom Universitec

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *