PCT Guamá é parceiro da iniciativa Empreendedorismo: Curta essa ideia! na Semana do Calouro 2015

adminNotícias0 Comments



PCT Guamá é parceiro da ação Empreendedorismo: Curta essa ideia! na Semana do Calouro 2015

 

Estimular habilidades empreendedoras nos calouros que iniciam a jornada acadêmica na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015 é a proposta da iniciativa “Empreendedorismo: Curta essa ideia!”. É a segunda edição do evento realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Agência de Inovação Tecnológica – UNIVERSITEC, com a parceria do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA).

A introdução da cultura do empreendedorismo aos novos alunos da UFPA será realizada por meio de atividades lúdicas, ilustrativas das características comuns aos empreendedores ou às pessoas com o espírito empreendedor. As várias atividades têm o propósito de revelar tais características nos participantes, visando contribuir para torná-lo um potencial empreendedor. Os participantes receberão certificado.

Este ano, a iniciativa engajou mais de 10 centros acadêmicos da universidade e contará com palestra master do empreendedor e investidor anjo João Kepler, referência nacional em apresentações voltadas à sensibilização a práticas de empreendedorismo inovador. Em seu trabalho como palestrante, compartilha experiências sobre a jornada empreendedora com entusiasmo, inspiração e motivação, fornecendo dicas simples e importantes para quem pretende empreender ao longo de sua formação acadêmica.

Durante a programação, os calouros também terão a oportunidade de conhecer melhor os ambientes de inovação tecnológica que apoiam os distintos ciclos de quem busca empreender no setor no Pará. Os gestores da Universitec-UFPA, Gonzalo Enriquez; e do PCT Guamá, Antônio Abelém; apresentarão as oportunidades em serviços, soluções e editais disponíveis para empreendedores.  

Por meio da palestra “Empreendedorismo: curta essa ideia!”, a professora Luciana Centeno, fará um link entre os resultados obtidos nas atividades e os conceitos de perfil e espírito empreendedor. Na ocasião, será apresentado o Programa de Difusão e Formação Empreendedora da UFPA como uma ferramenta de criação e desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

Dois casos de sucesso vivenciados por alunos da UFPA que participam ativamente de ações de fomento ao empreendedorismo inovador evidenciarão os resultados positivos destas iniciativas. São eles: Startup Severino: precisou chamou, formada por alunos da universidade, que conquistou o segundo lugar no Belém Startup Weekend 2014; e Projeto Aplicativo Poupadin, de universitários do curso de economia, cuja ideia foi primeiro lugar no Desafio Universitário Inove+ 2014.

 

Agende-se para a Programação

 

De 02 a 05/03/2015 – carga horária: 2h

Dinâmicas individuais e em grupo realizadas em salas de aula com Facilitador

Local: Salas de aula localizadas nos Setores Básico e Profissional do Campus    Universitário Prof. José da Silveira Netto (Guamá). Consulte a programação do Centros Acadêmicos que incluíram o evento em suas programações ou da Universitec em www.universitec.ufpa.br

Dia 05/03/2015 – carga horária: 3h

Evento de Encerramento

Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas – ICJ (Setor Profissional próximo ao terminal de ônibus).

17h às 17h05 – Boas-vindas

17h05 às 17h15 – Apresentação da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA/UNIVERSITEC – A atuação da Universitec na promoção da inovação e do empreendedorismo na UFPA e seu programa de formação empreendedora para 2015 – Prof. Dr. Gonzalo Enriquez.

17h15 às 17h25 – Apresentação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá/PCT Guamá – O PCT como agente de apoio ao empreendedorismo inovador no estado do Pará – Prof. Dr. Antônio Abelém

17h25 às 18h15 – Palestra 1-  “Empreendedorismo: curta essa ideia!” – Profª. Luciana Centeno

18h15 às 18h25 – Apresentação de caso de sucesso – Caso 1 – Severino: precisou chamou – Startup formada por alunos da UFPA, que conquistou o segundo lugar no Startup Weekend Belém 2014;

18h25 às 18h35 – Caso 2 – Aplicativo Poupadin – Ideia vencedora do Desafio Universitário Inove+ 2014.

18h35 às 19h25 – Palestra Master – “As oportunidades de uma jornada empreendedora na universidade”- João Kepler;

19h30 às 20h – Coquetel de encerramento

 

Serviço

Mais de 10 centros acadêmicos incluíram o treinamento “Empreendedorismo: curta essa ideia!” na sua programação da Semana do Calouro 2015. Serão oferecidas 4 turmas, com 25 vagas cada, para os calouros dos cursos cujos centros acadêmicos não incluíram a Universitec em suas programações. Para participar, o aluno deverá fazer inscrição gratuita em formulário disponível em www.universitec.ufpa.br e enviar para piebt@ufpa.br

 

 

Texto: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá com informações da Universitec-UFPA

Imagem: Divulgação ASCOM Universitec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *