Treinamentos em gestão de projetos e sistema de qualidade vão reunir representantes de laboratórios residentes no PCT Guamá

adminSem categoria0 Comments



Treinamentos em gestão de projetos e sistema de qualidade vão reunir representantes de laboratórios residentes no PCT Guamá

 

Dois treinamentos voltados para gestão de projetos e sistema de gestão de qualidade em laboratórios serão realizados no período de 27 a 29 de janeiro por meio de parceria entre o programa Lab Business, da Unidade de Negócios do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), e o Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados da Universidade Federal do Pará (LASSE – UFPA). As capacitações vão envolver mais de 30 pesquisadores dos laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação que têm base no parque paraense.

No dia 27, das 8h30 às 16h30, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), será realizado o treinamento SCRUM – Metodologia para gestão de projetos tecnológicos, por meio do qual será apresentada a metodologia de gerenciamento ágil de projetos, incluindo aplicação em forma de workshop (planejamento de como a metodologia será adaptada à realidade dos projetos do laboratório). Aspectos da qualidade, gerenciamento e testes serão abordados no conteúdo programático.

Nos dias 28 e 29, das 8h30 às 16h30, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), será ministrada a capacitação Leitura e Interpretação da norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade, por meio da qual serão apresentados os requisitos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), baseado na norma ISO 9001:2008.  Os conceitos e definições sobre Sistema de Gestão da Qualidade e Benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade vão compor o conteúdo programático, que também incluirá questões como os 8 Princípios de Gestão da Qualidade, Mapeamento de processo, ISO 9001:2008 – Interpretação dos Requisitos

 “Os exercícios do treinamento auxiliam os participantes a identificar os requisitos-chave, a elaboração da documentação da qualidade, definição do escopo e mapeamento dos processos”, comenta o ministrante Marcos José Gomes Viana, Auditor Líder ISO 9001, 14001, OHSAS, FSSC 22000, ISO 22000, HACCP (APPCC), SA 8000, ISO/IEC 17025 e ISO 14064-1. Formado em Engenharia Química (UFPA), Especialista em Gestão Ambiental (FMF-AM) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (UGF-RJ), Marcos Viana tem 14 anos de experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, atuando nas áreas de engenharia ambiental, qualidade e engenharia da qualidade. Já realizou mais de 400 auditorias por Organismos Certificadores.  Atua também como instrutor de diversos temas relacionados à Qualidade, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional.

Lab Business – Alinhado às estratégias da unidade de negócios Guamá Business, que visa potencializar a gestão dos negócios inovadores presentes no PCT Guamá, o LabBusiness busca criar um ambiente profissional de negócios para os laboratórios de P,D&I instalados no parque. Entre os objetivos do LabBusiness estão a promoção da transferência de tecnologia e inovação aos clientes/empresas; a criação de um sistema de precificação e cobrança, assim como mecanismos de recebimento de pagamento e a adequação administrativa e jurídica a legislações que apoiam à prestação de serviços de laboratórios às empresas.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).


Texto: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá

Foto:  Roberto Ribeiro 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *